Em 2022, o Brasil passará por um dos seus mais importantes processos eleitorais da história recente. Dados os últimos movimentos e declarações autoritárias e antidemocráticas, o próprio Estado de direito brasileiro está sendo colocado em xeque. O atual contexto tem sido caracterizado pelo intenso fluxo de ações classificadas por ambientalistas e organizações da sociedade civil como desmonte, seja na própria gestão do Ministério do Meio Ambiente quanto por retrocessos legislativos no tema. Esse cenário exige uma atenção ainda maior para o debate público que se aproxima com as eleições de 2022.
Para ampliar o debate acima proposto, acreditamos que o Jornalismo Ambiental de ((o))eco deve exercer um importante papel de informar, denunciar e pautar o debate público relacionados a temas ambientais. Dentro desta perceptiva, estamos em busca de dois repórteres para cobrir a agenda eleitoral pelo período de 8 meses. Confira mais detalhes das vagas abaixo:
Requisitos
- Experiência em redação de textos jornalísticos;
- Experiência desejável na cobertura de temas socioambientais e política ambiental;
- Rapidez para trabalhar em ritmo de hardnews/tempo real;
- Que seja pró-ativo(a), interessado(a) em aprender e conhecer novas áreas;
- Experiência com jornalismo online.
O que esperamos de sua formação?
- Ensino superior completo;
- Mais de quatro anos de experiência em reportagem;
- Português impecável.
Sobre a vaga
((o))eco é um veículo de jornalismo ambiental independente que há 18 anos se dedica a documentar os desafios, retrocessos e avanços dos temas relacionados à conservação da natureza, biodiversidade e política ambiental no Brasil.
Considerado um dos maiores veículos ambientais do Brasil, ((o))eco presta um importante serviço à sociedade ao comunicar os esforços de conservação da natureza em biomas-chave, como a Amazônia, levando alertas e informações até os grandes centros urbanos e aos tomadores de decisões políticas e econômicas.
Para a vaga de Jornalismo, considere as características abaixo:
Carga horária: Integral, com horários flexíveis*
Duração: 8 meses (com possibilidade de extensão)
Tipo de Contratação: Pessoa jurídica (precisa emitir nota fiscal)
Remuneração: R$ 3.000,00 / mês
*Durante este momento da pandemia estamos trabalhando parcialmente de forma remota, mas o profissional poderá utilizar a sede da Associação O Eco, localizada no Centro do Rio de Janeiro.
O(A) jornalista será responsável por:
- Apurar e escrever diariamente para o site ((o))eco;
- Propor e desenvolver pautas próprias;
- Relatórios de atividades
Processo de seleção
O processo de seleção será feita em duas etapas:
1) Envio de formulário preenchido (Prazo final: 24 de Julho de 2022) – https://forms.gle/mVBLhgMr9W9TbkoR7
2) Entrevistas com candidatos finalistas (entre 27 e 29 de Julho de 2022)
A Associação O Eco acredita no potencial da diversidade dentro de sua equipe e busca torná-la cada vez mais plural. Por isso, vamos priorizar candidatos(as) mulheres, negros, indígenas, LGBTQIA+ e moradores de periferia, entre outras minorias políticas.
Para outras informações ou dúvidas, entre em contato pelo email [email protected]
Leia também
((o))eco contrata | Editor de Jornalismo – Eleições 2022
Associação O Eco contrata um Editor de Jornalismo para coordenar e desenvolver um projeto de cobertura sobre meio ambiente e eleições pelo período de 8 meses →
O papel da Amazônia nas próximas eleições é tema de debate online
Miriam Leitão, Caio Pompeia e Mônica Sodré participam de Mesa Aberta promovida pelo site ((o))eco na próxima quinta-feira. Evento é aberto ao público →
Biodiversidade em pauta: Um guia para comunicadores
Disponível para download, publicação voltada para comunicadores nasce da necessidade de multiplicar e aprofundar os espaços na mídia para a cobertura da biodiversidade →