Salada Verde

((o))eco oferece curso gratuito de jornalismo ambiental para estudantes da Amazônia Legal

Participantes poderão concorrer a uma bolsa de 3 mil reais para produzir uma reportagem sobre a Amazônia

Redação ((o))eco ·
16 de maio de 2022 · 2 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O site ((o))eco, especializado em coberturas ambientais, irá realizar o 2º minicurso de Jornalismo Ambiental, voltado para estudantes de comunicação dos estados que compõem a Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia, Roraima e Tocantins. As inscrições estão abertas desde já. O curso, que acontecerá entre os dias 23 e 26 de maio, é feito em parceria com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Em 2021, 50 estudantes participaram do curso e seis deles ganharam bolsa de R$ 2.000,00 para produzir uma reportagem. Este ano, estão disponíveis 100 vagas para o curso, que será realizado de forma online.

Ao final da formação, serão oferecidas quatro bolsas-reportagens no valor de R$ 3.000,00, exclusivas para os participantes do minicurso. Os selecionados passarão por um processo de mentoria com a equipe de ((o))eco e terão sua reportagem publicada no site, um dos maiores veículos de jornalismo ambiental do país.

Como novidade desta edição, no último dia do curso, dia 26 de maio, às 18h, será realizada uma mesa aberta (transmitida via Youtube) com o tema Amazônia e Eleições, em que jornalistas e pesquisadores debaterão o tema.

O objetivo do curso é capacitar e sensibilizar os estudantes para os principais temas socioambientais, aumentando o número de jornalistas engajados na cobertura ambiental capazes de reportar o assunto com profundidade e precisão. 

“O evento vem ao encontro da missão da Associação O Eco, que pretende formar novos comunicadores atentos às pautas ambientais. O recorte geográfico para apenas alunos dos estados da Amazônia Legal é a forma que encontramos para regionalizar o debate e estimular que esses estudantes possam multiplicar as vozes jornalísticas em defesa da Amazônia. Além disso, será uma grande oportunidade para eles ouvirem e conversarem com jornalistas de peso e conhecerem veículos já estabelecidos”, diz o diretor de conteúdo de ((o))eco, Marcio Isensee e Sá.  

Para conhecer mais sobre o minicurso e informações adicionais, acesse o site do Minicurso.

2o Minicurso de Jornalismo Ambiental

Inscrições: de 16/05 à 22/05 (ou até durarem as vagas) – Vagas limitadas a 100 participantes, por ordem de inscrição. Fila de espera até dia 22/05.

Quando: De 23 à 26 de maio de 2022

Online e Gratuito: Exclusivo para estudantes dos estados da Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia, Roraima e Tocantins

Programação

Leia também

Reportagens
23 de abril de 2024

COP3 de Escazú: Tratado socioambiental da América Latina é obra em construção

No aniversário de três anos do Acordo de Escazú, especialistas analisam status de sua implementação e desafios para proteger ativistas do meio ambiente

Salada Verde
23 de abril de 2024

Querem barrar as águas do ameaçado pato-mergulhão

Hidrelétricas são planejadas para principais rios onde vive o animal sob alto risco de extinção, na Chapada dos Veadeiros

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.