Antes do início da COP30, marcada para 10 a 21 de novembro, Belém recebe uma iniciativa inédita: a Casa do Jornalismo Socioambiental. O espaço funcionará como base central para jornalistas de todo o país e oferecerá programação voltada a profissionais da comunicação e à sociedade civil, com oficinas, painéis, debates e lançamentos de relatórios e ferramentas. As atividades começaram nesta segunda-feira (3).
O ((o))eco integra o grupo de 21 veículos que participarão da cobertura colaborativa, que compartilhará conteúdo antes, durante e após a COP30. Entre os parceiros estão InfoAmazonia, #Colabora, Envolverde, Eco Nordeste, Amazônia Vox, Associação de Jornalismo Digital (Ajor), além de agências e veículos independentes como Agência Pública, Nexo, Repórter Brasil e Voz da Terra.
Segundo os organizadores, a iniciativa busca fortalecer a cobertura socioambiental, criar parcerias jornalísticas e ampliar a diversidade de perspectivas. “A casa do jornalismo socioambiental na Cop30 demonstra a importância desse tipo de iniciativa e como o jornalismo independente e colaborativo tem um lugar de destaque para fortalecer o ecossistema de informação tão necessário como esse”, afirma Marcio Isensee, diretor de Conteúdo do ((o))Eco.
Alcance nacional e internacional
O projeto terá alcance internacional, com mais de 70 reportagens traduzidas para inglês e espanhol, disponibilizadas por agências parceiras e para a Rede Cidadã InfoAmazonia, coalizão de 25 organizações de jornalismo em nove estados amazônicos.
O financiamento é da Climate and Land Use Alliance (CLUA), com apoio da Fundação Itaú, Instituto Clima e Sociedade (iCS) e diversas organizações nacionais e internacionais ligadas a meio ambiente e comunicação.
Programação
Ao longo do mês, a Casa contará com oficinas, painéis, debates e outras atividades sobre jornalismo e temas socioambientais, além de lançamentos de relatórios, ferramentas e outros produtos para a imprensa e a sociedade civil.
Entre as novidades da cobertura está um feed em tempo real, reunindo atualizações minuto a minuto sobre eventos oficiais e paralelos da COP30, com conteúdo multimídia produzido por mais de 30 repórteres, incluindo os do ((o))eco. A plataforma será incorporada nos sites de todos os veículos parceiros, oferecendo aos leitores notícias com profundidade, contexto e pluralidade de vozes, fortalecendo a cobertura colaborativa da conferência. A programação pode ser conferida aqui.
Leia também
Três anos após tragédia, 203 hectares de encostas em São Sebastião seguem em recuperação
Deslizamentos ocorridos em fevereiro de 2023 deixaram 853 cicatrizes de desmatamento na cidade. Cerca de 70% da área já está recoberta de vegetação →
Disputas e contradições continuam após a COP30
Plano Clima indica desafios de implementação; evitar mudanças profundas continua sendo uma linha de ação que envolve greenwashing, lobby e circulação de desinformação →
Como transformar a meta 30×30 de um slogan político para uma realidade ecológica
O recém-aprovado Tratado do Alto-Mar oferece uma oportunidade de proteger o oceano como nunca antes →




