Salada Verde

ONG publica vídeo com baleias sendo caçadas na Antártica

Após cinco anos de batalha judicial, a ONG Sea Sheperd consegue publicar vídeo mostrando pesca ilegal de baleias por caçadores japoneses

Sabrina Rodrigues ·
28 de novembro de 2017 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Após cinco anos de batalha judicial, a ONG Sea Sheperd conseguiu publicar o vídeo que mostra baleias sendo caçadas no Oceano Antártico. Foto: Bernard Dupont/Flickr.
Após cinco anos de batalha judicial, a ONG Sea Shepherd conseguiu publicar o vídeo que mostra baleias sendo caçadas no Oceano Antártico. Foto: Bernard Dupont/Flickr.

Após uma batalha judicial que durou cinco anos com o governo australiano, a ONG Sea Shepherd conseguiu tornar público um vídeo que mostra um grupo de pescadores ilegais japoneses caçando baleias com arpão e arrastando-as ainda vivas para um navio no Oceano Antártico.

A filmagem foi realizada em 2008 por funcionários da alfândega. Em 2012, a Sea Shepherd reclamou ao ministério australiano da Proteção de Fronteiras a divulgação das imagens em nome da liberdade de informação. Entretanto, o governo australiano se nagava a liberar o vídeo com medo de que as imagens prejudicassem o país nas suas relações internacionais, atitude que contrariou os ativistas. “O governo australiano escolheu ficar do lado dos caçadores furtivos em vez de defender as baleias do Oceano Antártico”, afirmou Jeff Hansen, diretor da ONG.

 

Assista ao vídeo:

 

 

Leia Também

Japão está proibido de caçar baleias na Antártica

Corte Internacional proíbe a caça “científica” de baleias

Faltam só 4 votos para a criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
18 de agosto de 2016

Faltam só 4 votos para a criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul

Brasil, Uruguai, Argentina, Gabão e África do Sul lançaram nesta quinta-feira uma campanha internacional para mobilizar os países a aprovar a proposta.  

Notícias
31 de março de 2014

Corte Internacional proíbe a caça “científica” de baleias

Na justiça, Austrália derrota Japão, que será obrigado a deixar as baleias austrais em paz. Decisão é inapelável e sua obediência é compulsória.

Notícias
31 de março de 2014

Japão está proibido de caçar baleias na Antártica

Após ação da Austrália, país asiático será obrigado a deixar de fazer caça "científica" no Santuário de Baleias do Oceano Austral.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. George diz:

    Barbárie! Se algum míssil errante do Kim cair no porto da frota baleeira japonesa não verterei uma lagrima!