Salada Verde

Operação da PF apreende dragas e embarcações usadas em garimpo ilegal no rio Negro

Ação integrada em Iranduba, na região metropolitana de Manaus, mira extração clandestina de ouro e estaleiro usado para manutenção de equipamentos ilegais

Karina Pinheiro ·
13 de fevereiro de 2026
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A Polícia Federal deflagrou na última quinta-feira (12) a Operação Yacumama, uma ação integrada de repressão ao garimpo ilegal no rio Negro, no município de Iranduba, região metropolitana de Manaus. A operação resultou na apreensão de cinco embarcações utilizadas na extração ilegal de ouro, em um trecho estratégico do rio que concentra intensa pressão de atividades ilícitas.

A ação contou com a participação do Ibama, da Delegacia Fluvial da Polícia Civil do Amazonas (DEFLU/PC-AM) e do Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (BPAmb/PMAM). Entre os equipamentos apreendidos estão um empurrador, uma draga em pleno funcionamento e outras quatro embarcações localizadas em um estaleiro clandestino, onde passavam por manutenção para posterior retomada das atividades ilegais.

Segundo as autoridades, o garimpo ilegal no rio Negro provoca impactos ambientais diretos, como a degradação do leito do rio e o risco de contaminação das águas, além de configurar crime de usurpação de bens da União. A operação integra um conjunto de ações voltadas ao combate à mineração ilegal na Amazônia, que tem avançado sobre rios e territórios próximos a centros urbanos.

  • Karina Pinheiro

    Jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), possui interesse na área científica e ambiental, com experiência na área há mais de 2 anos.

Leia também

Salada Verde
30 de agosto de 2018

Mancha de óleo atinge 10 quilômetros do Rio Negro em Manaus

Produto vazou de um barco usado para empurrar balsas, que afundou na segunda-feira (27), na Zona Leste da capital do Amazonas

Notícias
27 de março de 2013

Balsa vira e derrama composto asfáltico no Rio Negro

Trinta mil litros de composto usado para produção de asfalto vazam depois que embarcação em que estavam bate em rochas do rio e afunda.

Notícias
6 de setembro de 2017

Exército e Ibama destroem balsas de garimpo no Amazonas

Garimpo na região de fronteira com a Colômbia afeta Terras Indígenas e a saúde de índios isolados. MPF recomendou a destruição das embarcações

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.