Notícias

Exército e Ibama destroem balsas de garimpo no Amazonas

Garimpo na região de fronteira com a Colômbia afeta Terras Indígenas e a saúde de índios isolados. MPF recomendou a destruição das embarcações

Vandré Fonseca ·
6 de setembro de 2017 · 7 anos atrás
Quatro balsas de garimpo foram destruídas na ação. Foto: Divulgação.
Quatro balsas de garimpo foram destruídas na ação. Foto: Divulgação.

Manaus, AM — Quatro balsas de garimpo foram destruídas e uma apreendida em uma operação conjunta entre o Exército Brasileiro e o Ibama, no Rio Jandiatuba, em São Paulo de Olivença (AM), a 988 quilômetros de Manaus, na região de fronteira com a Colômbia. Nenhuma delas tinha autorização para extrair ouro na região.

A ação ocorreu entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro. A informação só foi divulgada nesta quarta-feira, pelo Ministério Público Federal, que recomendou a destruição das embarcações.

Durante um sobrevoo antes da operação, haviam sido encontradas 16 balsas de garimpo ao longo do rio. Porém, não foi possível abordar todas devido a dificuldades para navegação.

De acordo com Alexandre Aparizi, procurador da República que acompanhou a operação, a medida foi tomada devido a dificuldades logísticas. Ele explica que manter a balsa nas mãos do proprietário, como fiel depositário, não garantiria que elas permanecessem inativas.

Balsas pegando fogo após ação do Exército e do Ibama. Foto: Divulgação.
Balsas pegando fogo após ação do Exército e do Ibama. Foto: Divulgação.

“Ali não tinha outra ação com a mesma eficácia, porque qualquer outra iniciativa permitiria que a atividade ilegal fosse mantida”, afirmou por telefone o procurador da República. Cada draga custa aproximadamente R$ 1 milhão, segundo Aparizi.

Afluente do Solimões, o Rio Jandiatuba nasce dentro da Terra Indígena Vale do Javari e passa por outras três TIs, Sururuá (ainda não homologada), Tikuna Feijoal e Nova Esperança do Jandiatuba. Além do mercúrio usado nas balsas, Alexandre Aparizi destaca que a presença de garimpeiros é também um risco à saúde dos índios.

“Lá existem índios isolados ou de recente contato, que não têm o sistema imunológico como o nosso e podem sofrer com doenças levadas pelos garimpeiros”, afirma o Alexandre Aparizi.
Leia Também 

Amazônia: Alteração de UCs pode deslocar garimpos

Ameaças e impactos ambientais persistem com garimpo no Rio Madeira

Garimpo atrai uma multidão para reserva ambiental no Amazonas

 

Leia também

Salada Verde
28 de novembro de 2016

Garimpo atrai uma multidão para reserva ambiental no Amazonas

A presença de garimpeiros na região está modificando a rotina dos moradores e acarretando danos ambientais como a mudança no leito do rio e o despejo de derivados de petróleo

Reportagens
26 de dezembro de 2016

Ameaças e impactos ambientais persistem com garimpo no Rio Madeira

Atividade era realizada principalmente na época de seca, mas a chegada de dragas que permitem a sucção do leito mesmo com o rio cheio abriu a possibilidade da exploração ocorrer durante o ano todo, com impactos socioambientais

Notícias
11 de setembro de 2012

Amazônia: Alteração de UCs pode deslocar garimpos

ICMBio aponta que garimpeiros poderão invadir áreas preservadas caso os seus atuais campos sejam alagados para dar lugar às hidrelétricas.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. engcarioca diz:

    AMAZÔNIA ABANDONADA PELA MÁFIA PT e ditalomole militar > +13 aos da máfia PT com estado brasileiro falido por eles e não pode ter mineração legalizada. Isso que acontece e é usado para lavar grana suja do narcoterrorismo.


  2. Maximiliano diz:

    Ótimo, as ações tem de causar prejuízo no bolso dos infratores, excelente medida!