Foi realizada nesta terça-feira (30), no Vaticano, uma coletiva de imprensa de apresentação da Conferência Internacional “Espalhando Esperança pela Justiça Climática”, que terá início nesta quarta-feira (01/10), em Castel Gandolfo, nos arredores de Roma. O evento celebra os 10 anos da encíclica Laudato Si’, documento histórico do Papa Francisco sobre o cuidado da Casa Comum, que se tornou referência mundial para a defesa da vida, da ecologia integral e da justiça social.
A conferência, organizada pelo Movimento Laudato Si’, integra o calendário oficial do Balanço Ético Global (BEG) – iniciativa inédita lançada pela ONU e pelo governo brasileiro como preparação para a COP30 em Belém, que será realizada em novembro. O Balanço Ético reúne conferências em várias partes do mundo para avaliar o cumprimento dos compromissos do Acordo de Paris e propor caminhos éticos e políticos diante da crise climática.
“Vivemos tempos marcados pelo perigo, em perigo de ruptura, de não retorno. No entanto, onde há perigo, nasce também a esperança. Precisamos recuperar a capacidade de venerar e escutar a Terra. A crise ecológica é também uma crise de confiança. Esperamos que, na COP30, sejam tomadas decisões corajosas e justas em favor da vida”, afirmou cardeal Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na coletiva realizada nesta terça-feira.
O encontro “Espalhando Esperança pela Justiça Climática” reunirá cerca de 400 líderes religiosos, especialistas em clima, representantes da sociedade civil e autoridades internacionais. Entre as conferencistas previstas, está a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva. A abertura oficial será presidida pelo Papa Leão XIV, nesta quarta-feira, 1º de outubro, às 11h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Vatican News no YouTube.
Leia também
Francisco, o Papa defensor do meio ambiente e do equilíbrio climático
Ao longo de seu pontificado, Papa Francisco se manifestou de forma contundente pela proteção ambiental, incluindo a publicação de duas Encíclicas sobre o tema →
O que é o Sínodo da Amazônia e porque o evento preocupa o governo Bolsonaro?
O governo teme que a reunião seja uma oportunidade para que bispos chamados “progressistas” critiquem a política ambiental do governo Bolsonaro em âmbito internacional →
Mundo está entrando em colapso, diz papa em nova encíclica
Oito anos depois da pioneira Laudato Si, Francisco defende eliminação dos combustíveis fósseis →




