Com uma grande biodiversidade, os recifes de corais são locais que atraem a prática da pesca. Apesar de contribuir com o desenvolvimento econômico de cidades e comunidades litorâneas, a pescaria requer práticas que contribuem para a manutenção da existência das espécies marinhas. Ciente da necessidade de conscientização sobre a pesca, o Projeto Coral Vivo lançou a livro digital “Do Mar À Mesa – Guia de Consumo Consciente de Pescado da Costa do Descobrimento”.
Resultado do diálogo com associações de pesca e pescadores locais, o Guia reúne em 64 páginas informações sobre consumo consciente, conservação das espécies e dos ambientes e a promoção de inclusão social associada à pesca artesanal. “Esperamos contribuir e ajudar também a promover a inclusão social associada à pesca artesanal, criando um novo vetor na cadeia produtiva local, que aproxime os principais atores desse segmento, o pescador e a pescadora, do consumidor final”, destaca a oceanógrafa Flávia Guebert, coordenadora geral do Projeto Coral Vivo.
A publicação virtual ainda aborda aspectos históricos da pesca artesanal, sustentabilidade do pescado e a importância dos recifes de coral. A iniciativa faz parte de uma série de livros do Museu Nacional e conta com o patrocínio da Petrobras. (Marcos Furtado)
Confira o guia aqui.
Leia Também
Preço, desinformação e desinteresse ainda são barreiras ao consumo sustentável
Leia também
Preço, desinformação e desinteresse ainda são barreiras ao consumo sustentável
Consumidor que quer saber origem da carne vermelha não tem vida fácil em supermercados →
Entrando no Clima#31 – Mais uma COP do Clima começa em berço de petróleo
Podcast de ((o))eco começa a cobertura da COP29 diretamente de Baku, no Azerbaijão →
As COPs sob o jugo do petróleo
Estamos revivendo nas COPs a velha fábula da raposa no galinheiro, onde os países mais envolvidos com a produção de petróleo sediam conferências climáticas em que um dos grandes objetivos é justamente eliminar os combustíveis fósseis →