Salada Verde

Quase 1700 araras-azuis-de-lear habitam na Bahia

Número é resultado do censo, que pela primeira vez, é realizado em cinco dormitórios utilizados atualmente pela Anodorhynchus leari na região de Raso da Catarina

Sabrina Rodrigues ·
27 de agosto de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
De acordo com o censo realizado na região de Raso da Catarina, na Bahia, existem, hoje, em média, 1694 araras-azuis-de-lear (Anodorhynchus leari). Foto: João Quental/Flickr.

Espécie classificada pela IUCN como em perigo (Endangered), existem, hoje, em média, 1694 araras-azuis-de-lear (Anodorhynchus leari) na região do Raso da Catarina, Bahia. Esse foi o resultado do censo realizado entre os dias 07 e 10 de agosto, que reuniu pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Cemave, Esec Raso da Catarina, Resex Canavieiras e APA Chapada do Araripe), da Fundação Biodiversitas, do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA) e da Qualis Ambiental, e mais 15 voluntários.

O censo foi realizado, pela primeira vez, nos cinco dormitórios utilizados atualmente pela Anodorhynchus leari: Serra Branca (localizada no sul da Esec Raso da Catarina), Estação Biológica de Canudos, Fazenda Barreiras, Baixa do Chico (Terra indígena dos Pankararés) e Barra do Tanque. “Isso possibilitou chegarmos a uma estimativa mais aproximada do tamanho real da população de araras-azuis-de-lear na natureza”, afirma Emanuel Barreto, analista ambiental do Cemave.

O levantamento seguiu a metodologia padrão estabelecida pelo Cemave (Centro Nacional de Pesquisa para a Conservação das Aves Silvestres), com seis contagens a partir de um ponto fixo, sendo três ao amanhecer (quando as araras saem dos dormitórios para as áreas de alimentação) e três ao entardecer (quando elas retornam aos dormitórios). Em todos os pontos de contagem estabelecidos havia pelo menos dois recenseadores com binóculos, máquinas fotográficas e rádios de comunicação.

Segundo o biólogo Thiago Filadelfo, da Qualis Ambiental, foi importante a inclusão do dormitório situado na Barra do Tanque, em Euclides da Cunha, no censo, pois ele possui característica diferente dos demais dormitórios. “É o único dormitório onde as araras dormem em árvores, um hábito comportamental desconhecido para a arara-azul-de-lear até pouco tempo”, afirma o biólogo.

A arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) é uma espécie endêmica da Caatinga, mais especificamente do Raso da Catarina, nordeste do estado da Bahia. O tráfico de animais e a destruição do seu habitat estão entre as principais ameaças sofridas pela espécie. Outro problema enfrentado pela arara-azul-de-lear é a redução provocada pela atividade humana do seu principal alimento, que são os coquinhos da palmeira licuri (Syagrus coronata).

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMBio.

 

Leia Também

Arara-azul-de-lear é resgatada na Bahia

Araras-azuis-de-lear estão voando para casa

O retorno das ararinhas bahianas

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
6 de fevereiro de 2015

O retorno das ararinhas bahianas

As araras-azuis-de-lear têm uma população pequena, com menos de 1000 animais. Mas o sucesso da conservação parecer mudar estes número.

Análises
29 de fevereiro de 2016

Araras-azuis-de-lear estão voando para casa

Programa internacional de reprodução em cativeiro é uma das ferramentas que está tirando a espécie do caminho rápido para a extinção.

Salada Verde
19 de outubro de 2017

Arara-azul-de-lear é resgatada na Bahia

A ave foi avistada no município baiano de Euclides da Cunha. Animal sofreu um aumento do volume da articulação na asa direita, mas sem ferimentos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.