Salada Verde

Quentinhas do Clima #1 – Livro de regras para evitar o greenwashing

((o))eco estreia nesta terça-feira (8) o Quentinhas do Clima, um boletim com as notícias mais recentes da COP-27, que acontece no Egito até o próximo dia 18. Confira:

Cristiane Prizibisczki ·
8 de novembro de 2022 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Sharm-el-Sheikh – Iniciamos nesta terça-feira (8) o Quentinhas do Clima, um boletim com as notícias mais recentes da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-27), que acontece no balneário de Sharm-el-Sheikh, Egito, até o próximo dia 18. Confira:

Livro de Regras contra greenwashing

O Grupo de Especialistas de Alto Nível nomeados pela ONU para estudar como andam as promessas de acabar com as emissões de gases estufa no mundo lançou, nesta terça-feira (8), um livro de regras com recomendações e critérios para entes não estatais – empresas e instituições financeiras, por exemplo – seguirem em seus compromissos de se tornarem Net Zero.

O documento visa trazer clareza e transparência na panaceia de promessas ao redor do globo e acabar com o greenwashing que tanto tem caracterizado esses anúncios.

Entre os critérios estabelecidos estão a desclassificação sumária de entes que estimulem a produção de combustíveis fósseis e o desmatamento em suas cadeias produtivas, e aqueles que compram créditos de carbono baratos de países pobres ou em desenvolvimento, mas não se comprometem com a redução de suas próprias emissões.

O potencial é grande: se todos os compromissos assumidos ao redor do mundo fossem de fato implementados, as emissões mundiais seriam reduzidas em 80%.

Rolê brasileiro no Egito

Saiu hoje a lista das delegações que vão compor a COP-27. A brasileira, que tem nada menos do que 34 páginas, conta com o nome dos ministros Joaquim Leite (Meio Ambiente), Fábio Faria (Comunicações), Paulo Alvim (Ciência e Tecnologia), José Carlos Oliveira (Trabalho e Previdência), Joel Ilan Paciornick (Tribunal Superior de Justiça), Augusto Nardes (Tribunal de Contas da União) e Luís Roberto Barroso (STF). Também estão na lista o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o embaixador Leonardo de Athayde, que deve liderar as negociações brasileiras.

Além deles, também vêm para um rolê no Egito esposas de políticos, assessores pessoais e representantes do setor privado, que nada têm a ver com as negociações.

Não-governamentais brasileiras na COP

Começou hoje a agenda de eventos do Brazil Climate Action Hub, espaço da sociedade brasileira na COP27, com um evento sobre a participação feminina na ação climática. No total, o espaço vai abrigar mais de 30 atividades. A agenda pode ser conferida aqui.

Sem direito de protestar 

No final da tarde desta terça-feira – no Egito são 5 horas a mais – o pavilhão oficial do governo Alemão realizou um evento sobre direitos humanos e mudanças climáticas, com a presença de Saana Seif, irmã do ativista egípcio Alaa Abd El-Fattah, preso desde 2019 por supostamente organizar manifestações contra o governo local. 

Desde abril Fattah faz greve de fome em protesto ao regime ditatorial do presidente Abdul Fatah Khalil Al-Sisi e, desde domingo passado, também greve de água. Ele pode morrer a qualquer momento e a família exige que providências sejam tomadas. Mais de uma centena de ativistas estão presos atualmente no Egito por se manifestarem contra o governo. 

Ao final do evento sobre o tema na COP, parte da plateia iniciou o coro “libertem Fatahh”, o que foi rapidamente reprimido pelos organizadores: protestos são proibidos nos espaços da Conferência e nas ruas da cidade de Sharm-el-Sheikh. Para não dizerem que o país vetou totalmente a manifestação da sociedade civil no encontro – parte importante do jogo de pressão sobre os negociadores – o Egito fez um “cercadinho” para ela, longe das principais discussões.

Este boletim foi produzido como parte do Climate Change Media Partnership 2022, uma bolsa de jornalismo promovida pela Internews´ Earth Journalism Network e pelo Stanley Center for Peace and Security.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Salada Verde
7 de novembro de 2022

Boletim COP 27: Desorganização, filas e muito calor

Sobram filas e falta organização na Conferência que começou ontem no Egito. COP começa sem muita perspectiva de que haverá aumento de ambição. Ouça:

Notícias
7 de novembro de 2022

Al Gore exorta líderes mundiais: “não é hora para covardia moral”

Em discurso na abertura oficial da Conferência da ONU sobre Clima, ex-vice-presidente americano congratulou indiretamente vitória de Lula

Notícias
6 de novembro de 2022

Boletim: Brasil chega à COP dividido entre o velho e o novo governo

Discurso oficial focará em energia limpa, enquanto comitiva do presidente eleito deverá priorizar o retorno da agenda climática nas relações internacionais do Brasil. Escute a análise sobre o primeiro dia

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.