Salada Verde

Ricardo Salles volta atrás e não suspenderá todos os contratos com ONGs

Ministro do Meio Ambiente diz que vai oficiar as organizações para apresentarem relatórios de atividades e prestação de contas, mas sem suspensão automática

Sabrina Rodrigues ·
17 de janeiro de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Ricardo Salles volta atrás e afirma que os contratos em execução seguirão em vigor. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

Após ter decidido suspender todos convênios e parcerias com ONGs durante 90 dias, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles recua e diz que os contratos em execução seguirão normalmente.

Em nota, o ministério confirma: “O Ministério do Meio Ambiente não suspenderá convênios ou parcerias que estejam em execução. Não haverá, portanto, suspensão unilateral daquilo que já está em andamento para que não haja prejuízo para o meio ambiente”.

Ainda em relação às ONGs, o ministro afirma que as ONGs terão que apresentar relatório de atividades e prestação de contas do uso dos recursos e que esses dados serão analisados pela pasta no prazo de 90 dias.

“Ao final, os convênios e parcerias que estiveram corretos serão mantidos; os que precisarem de ajustes, serão corrigidos; e os que não cumprirem as exigências, serão suspensos. Já os convênios novos serão analisados após esse período de 90 dias”, completa o ministro por meio de nota.

As parcerias feitas pelo terceiro setor com o governo já exigem apresentação de prestação de contas, principalmente, as parcerias envolvendo dinheiro internacional, feitas pelo Fundo Amazônia, administradas pelo BNDES.

Em ofício emitido pelo Ministério, que começou a circular na segunda-feira, os alvos eram todos os contratos realizados entre o governo e o terceiro setor, que seriam suspensos por 90 dias. A decisão, na prática, paralisaria a pasta por 3 meses e afetaria programas como criação de plano de manejo, monitoramento de espécies e programa de recuperação de áreas degradadas.

 

Leia Também

Ricardo Salles suspende todos os contratos e parcerias com ONGs

Agromitômetro: checamos as declarações de Ricardo Salles

Ricardo Salles foi condenado por fraude em plano de manejo

 

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
20 de dezembro de 2018

Ricardo Salles foi condenado por fraude em plano de manejo

Futuro ministro do Meio Ambiente teria favorecido empresas ao alterar plano de manejo da APA do Rio Tietê, quando era secretário de Meio Ambiente de São Paulo. Cabe recurso

Notícias
13 de janeiro de 2019

Agromitômetro: checamos as declarações de Ricardo Salles

O Observatório do Clima passa as afirmações do polêmico ministro do Meio Ambiente no detector de agrocascatas

Notícias
15 de janeiro de 2019

Ricardo Salles suspende todos os contratos e parcerias com ONGs

Ministro do Meio Ambiente determinou a suspensão, por 90 dias, de todos os contratos firmados em 2018 com terceiro setor, até de projetos já em andamento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 4

  1. José diz:

    Né isso não é q são uns incompetentes q não sabem fazer nada e têm q ficar desfazendo as besteiras q pensam em fazer toda hora. Qtas vezes já vimos isso? Estão perdidos. E todos nós junto. Aí q tá a merda!


  2. George diz:

    A marca deste governo é que é criticado raivosamente, faça o que faça. Achei boa ideia reavaliar os convênios "herdados" de administrações marcadas pela corrupção, e achei boa ideia decidir não suspender enquanto analisa.


  3. AAI diz:

    Alguém já viu circular algum documento contrário ao ofício emitido, voltando atrás????
    Declarações "de boca" valem???
    Não precisaria da algum outro ofício, retificando o primeiro emitido?


    1. Paulo diz:

      O ofício o MMA é BEM CONFUSO, tanto é que foi necessário nota explicativa…