Salada Verde

Rondônia ganha guia ilustrado de primatas

Publicação traz as 29 espécies de primatas que ocorrem no estado amazônico, acompanhadas de ilustrações, nome científico e dados de distribuição

Duda Menegassi ·
19 de março de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A série de guias de bolso sobre primatas acaba de ganhar mais um exemplar. Dessa vez, o foco são as 29 espécies conhecidas de macacos que ocorrem no estado de Rondônia. Cada espécie acompanha uma – ou várias – ilustrações coloridas, nome científico e popular, além da distribuição geográfica e estado de conservação nacional e internacional. O guia de identificação, que conta textos em português e inglês, é uma colaboração entre diversos pesquisadores e instituições de pesquisa, com apoio financeiro da Re:wild.

Situado na porção ocidental da Amazônia brasileira, o estado de Rondônia possui uma grande diversidade de primatas. As 29 espécies de primatas conhecidas atualmente incluem desde pequenos saguis, como o endêmico sagui-de-rondônia (Mico rondoni), até o grande e esguio macaco-aranha-de-cara-preta (Ateles chamek).

“Os grandes rios da região, como o rio Madeira, funcionam como barreiras para algumas espécies de primatas e acredita-se que sejam os propulsores da diversidade de espécies e da variação morfológica”, explica o guia, que destaca que o número de espécies podem mudar num futuro próximo.

A publicação inclui ainda um mapa de Rondônia, com a localização das unidades de conservação e das Terras Indígenas, assim como estradas, rios e principais localidades. Todas as ilustrações e o design do guia são de autoria de Stephen D. Nash, que também ilustra os demais guias da série.

O guia está disponível gratuitamente e a versão em pdf pode ser baixada aqui.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Reportagens
12 de março de 2024

Lar ingrato: o drama dos macacos no Arco do Desmatamento

Pesquisadores levantam novos registros de espécies no Arco do Desmatamento e destacam a falta de estudos sobre as espécies nessa região, sob risco de desaparecer

Notícias
17 de outubro de 2023

Como observar primatas de forma responsável

Artigo lista as recomendações para o turismo responsável de observação de primatas na América Central e do Sul, uma atividade com grande potencial no Brasil

Reportagens
11 de dezembro de 2023

Em busca de um dos macacos mais ameaçados do mundo

Pesquisadora se dedica a desvendar os mistérios do kaapori, primata pouquíssimo estudado e muito pressionado pelo desmatamento da Amazônia

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Neidinha diz:

    Esse guia é o resultado do projeto de biomonitoramento da fauna desenvolvido pela Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé em parceria com a Associação Metareilá do Povo Indígena Surui durante os ultimos 10 anos.


  2. Ivaneide bandeira cardozo diz:

    Esse guia é resultado do trabalho da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé junto com a Associação Metareilá do Povo Indígena Surui que durante 10 anos vem desenvolvendo um projeto de biomonitoramento da fauna na Terra Indígena Sete de Setembro.