Rondônia ganha guia ilustrado de primatas

Publicação traz as 29 espécies de primatas que ocorrem no estado amazônico, acompanhadas de ilustrações, nome científico e dados de distribuição

19 de março de 2024

A série de guias de bolso sobre primatas acaba de ganhar mais um exemplar. Dessa vez, o foco são as 29 espécies conhecidas de macacos que ocorrem no estado de Rondônia. Cada espécie acompanha uma – ou várias – ilustrações coloridas, nome científico e popular, além da distribuição geográfica e estado de conservação nacional e internacional. O guia de identificação, que conta textos em português e inglês, é uma colaboração entre diversos pesquisadores e instituições de pesquisa, com apoio financeiro da Re:wild.

Situado na porção ocidental da Amazônia brasileira, o estado de Rondônia possui uma grande diversidade de primatas. As 29 espécies de primatas conhecidas atualmente incluem desde pequenos saguis, como o endêmico sagui-de-rondônia (Mico rondoni), até o grande e esguio macaco-aranha-de-cara-preta (Ateles chamek).

“Os grandes rios da região, como o rio Madeira, funcionam como barreiras para algumas espécies de primatas e acredita-se que sejam os propulsores da diversidade de espécies e da variação morfológica”, explica o guia, que destaca que o número de espécies podem mudar num futuro próximo.

A publicação inclui ainda um mapa de Rondônia, com a localização das unidades de conservação e das Terras Indígenas, assim como estradas, rios e principais localidades. Todas as ilustrações e o design do guia são de autoria de Stephen D. Nash, que também ilustra os demais guias da série.

O guia está disponível gratuitamente e a versão em pdf pode ser baixada aqui.