Na manhã deste domingo (10), um ataque sangrento resultou na morte de seis guardas-parques do Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo. A unidade de conservação é um santuário que protege uma das últimas populações de gorilas-da-montanha na natureza. O ataque ocorreu por volta das 07h30 da manhã, enquanto os guardas faziam uma patrulha a pé, próximo da fronteira do parque.
Os agentes mortos tinham entre 25 e 30 anos. Um sétimo guarda foi baleado, mas sobreviveu ao ataque. “Investigações preliminares indicam que os Rangers [guardas-parques] foram pegos de surpresa e não tiveram oportunidade de se defender, e que os responsáveis pelo ataque são grupos Mai-Mai [grupo de milícia] locais”, dizem as autoridades do parque, em comunicado.
Ver essa foto no Instagram
Ataques sangrentos são comuns no parque, vitimados por milícias em busca de recursos, contrabando e caça. O termo Mai-mai é um guarda-chuva para todo tipo de milícia ativa na República Democrática do Congo (RDC), formada originalmente para defender o território local contra outros grupos armados. Sequestros de turistas e ataques em Virunga já foram atribuídos aos Mai-Mai.
“O Parque Nacional de Virunga lamenta profundamente a trágica perda de vidas dos seus guardas-parques, que trabalham incansavelmente e com dedicação para proteger o Parque e as comunidades vizinhas da tirania dos grupos armados. Seu sacrifício não será esquecido nem em vão”.
Desde a criação do parque, em 1925, 200 guardas-parques já foram assassinados em serviço. (Daniele Bragança)
Leia Também
Doze guarda-parques são mortos em episódio sangrento no Parque Nacional de Virunga
Leia também
Doze guarda-parques são mortos em episódio sangrento no Parque Nacional de Virunga
Parque localizado na República Democrática do Congo está na zona de domínio de milícias e confrontos armados. Desde 2006, mais de 150 guarda-parques foram mortos →
Quase a metade dos ambientes aquáticos do mundo está gravemente contaminada por lixo
Estudo de pesquisadores da Unifesp sintetizou dados de 6.049 registros de contaminação em todos os continentes ao longo da última década →
Como as canoas havaianas podem ser aliadas à pesquisa sobre microplásticos?
Pesquisadores da UFC desenvolveram uma nova metodologia capaz de captar dados relacionados a microplásticos com baixo custo e sem emissão de CO₂ →





De novo? Achei que fosse uma matéria antiga sendo relembrada 😥😥😥😥
Esses são os grandes heróis dos parques nacionais ao redor do mundo. Força às famílias.
Gratidão aos serviços prestados aos guardas parques.
E agora, o governo federal coloca o exercito nacional atrás destes terroristas. Simples assim.