Na semana em que o país sedia o Fórum Mundial da Água, o Senado aprovou, na terça-feira (20), uma proposta inusitada para ajudar o brasileiro economizar água: o Projeto de Lei nº 51 de 2014, do deputado federal Lincoln Portela (PR/MG), que torna obrigatório o uso de torneiras com dispositivo de vedação automática de água em todos os banheiros de uso coletivo. A proposta ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados.
Segundo o texto do PL, a fiscalização será exercida pelos órgãos competentes no âmbito de cada município. A pauta foi uma de três matérias ligadas à preservação da água e do meio ambiente aprovadas pelo plenário do Senado. Uma delas trata de incentivos para imóveis construídos com medidas para a redução no consumo de água e para maior eficiência energética (PL 252/2014). Outro projeto aprovado assegura que pelo menos metade do dinheiro oriundo da cobrança pelo uso de recursos hídricos seja destinada a obras para melhorar a quantidade e a qualidade da água dos rios (PLS 770/2015).
O presidente do Senado, Eunício Oliveira, ficou empolgado com a aprovação das matérias pelos parlamentares. “Aprovamos essa pauta, mostrando que o Senado está sintonizado com o que pensa a sociedade brasileira. São projetos de suma importância para a segurança hídrica e para a população”, afirmou o presidente.
Ainda em relação ao PL 51/2014, a proposta impõe obrigatoriedade a edifícios públicos que forem construídos após a sanção da lei a equipar todos os lavatórios com torneiras com o dispositivo de vedação automática de água, eletrônico ou mecânico. Bom para os fabricantes de torneiras automáticas, que devem estar felizes com a medida.
Leia Também
Mais de 5 bilhões de pessoas ficarão sem água até 2050, diz ONU
Brasil deve anunciar criação de reservas marinhas no Fórum Mundial da Água
Leia também
Brasil deve anunciar criação de reservas marinhas no Fórum Mundial da Água
Cientistas, ambientalistas e Fiesp endossaram iniciativa de transformar os arquipélagos de Trindade e Martim Vaz (ES) e São Pedro e São Paulo (PE) em áreas protegidas →
Mais de 5 bilhões de pessoas ficarão sem água até 2050, diz ONU
Durante o Fórum Mundial da Água, organização lança relatório mundial sobre a gestão da água e aponta as chamadas SbN (Soluções baseadas na Natureza) como alternativas →
Projeto quer obrigar reaproveitamento de águas em edifícios
Câmara analisa projeto que pode tornar lei sistema de reutilização de água em novas construções e em edificações onde haja viabilidade técnica. →
"Bom para os fabricantes de torneiras automáticas, que devem estar felizes com a medida" COMENTÁRIO DESNECESSÁRIO, pois o que importa é que a medida será benéfica em termos de segurança hídrica.