Salada Verde

Sob nova direção, qual o rumo do licenciamento ambiental baiano?

Após uma década, a diretora-geral do Inema foi exonerada no último sábado (9) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT)

Aldem Bourscheit ·
12 de setembro de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Após cerca de uma década ocupando cargos de liderança em órgãos ambientais estaduais, desde o segundo mandato de Jaques Wagner (PT), Márcia Telles foi exonerada no último sábado (9) da diretoria-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, o Inema.

Ontem (11), o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) pontuou episódios do que seria o “legado desastroso” de Telles e cobrou de sua substituta, Maria Amélia Mattos Lins, coerência com o “pacto feito com os povos das florestas” e com “movimentos defensores dos biomas brasileiros” para a eleição de Lula.

Em sessão na Assembleia Legislativa, o parlamentar afirmou que nas gestões anteriores do Inema foram enfraquecidos conselhos de participação cidadã e a Bahia se tornou uma campeã em destruição ambiental, inclusive pela liberação em “larga escala” de licenças para supressão de vegetação nativa.

Uma análise do Instituto Mãos da Terra (Imaterra) mostrou que 5.126 autorizações publicadas entre setembro de 2007 e junho de 2021 permitiram o desmate de um milhão de hectares em todo o estado, uma área equivalente a 32 cidades de Salvador, publicou o Observatório do Clima.

O trabalho apontou 80% das licenças incidindo no polo agrícola do oeste baiano, pareceres assinados por servidores sem qualificação técnica necessária, autorizações promovendo técnicas que podem ser fatais para captura de fauna silvestre e conflitos com comunidades tradicionais. 

Na última década, a Bahia se tornou líder também em número de quilombolas assassinados, com 11 vidas ceifadas. A última vítima foi Maria Bernadete Pacífico (72), morta a tiros em 17 de agosto no município de Simões Filho, a 3o km da capital Salvador.

Um olhar mais detalhado do Imaterra indicou irregularidades legais em 26 licenças estaduais. Todas foram contestadas em representações ao Ministério Público Estadual (MPE). Todavia, as permissões polêmicas do Inema não incidiram apenas no interior baiano.

Em março, o órgão deu aval ao megaprojeto Ponta dos Castelhanos num imóvel que toma 20% (1.651 ha) da ilha de Boipeba. O projeto foi suspenso pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) até que “sejam esclarecidas as irregularidades identificadas no processo administrativo”.

As contendas até então promovidas pelo Inema levaram o deputado Hilton Coelho a pedir uma “CPI do Licenciamentos Ambiental” na Assembleia Legislativa baiana. A proposta não avançou frente à oposição de bancadas majoritariamente governistas. 

Desde sábado, mídias baianas citam, ainda, episódios de grosseria e de humilhação de funcionários que teriam sido protagonizados pela ex-diretora. “É com muita comemoração que toda a Bahia recebe a notícia de que Márcia Telles, enfim, vai ‘simbora’”, escreveu a coluna O Carrasco, do jornal A Tarde. 

Num e-mail de despedida aos servidores, Telles agradeceu “a cada um de vocês que me proporcionou este crescimento profissional e pessoal. Meu sentimento é só de gratidão a todos pelo comprometimento e dedicação ao longo desses anos, sigo outra jornada com novos desafios”.

A nomeação de sua substituta, Maria Amélia Mattos Lins, já foi publicada no Diário Oficial Baiano. Ela havia atuado no próprio Inema, na área de Recursos Hídricos, e também no Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais. Há grande expectativa sobre sua atuação no órgão baiano.

Tentamos contato com Márcia Telles por meio da Assessoria de Imprensa do Inema, mas não houve retorno até a publicação deste texto.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Reportagens
27 de setembro de 2022

Entre a cruz e a espada – há alternativa eleitoral em 2022 que garanta a proteção do Cerrado baiano?

Entre os dois líderes das intenções de votos, o petista tem a melhor proposta, mas é descredibilizado pelos 16 anos de intensa degradação ambiental de seu partido

Parte da área onde o condomínio privado pode se instalar. Ao centro, o sinuoso rio Catu atravessa o manguezal. Foto: Fellipe Abreu / Mongabay Brasil / O Eco
Reportagens
28 de junho de 2023

Condomínio na ilha de Boipeba aquece ocupação da Mata Atlântica

Especialistas avaliam que o projeto fomentará mais o desmate e a tomada de territórios de populações tradicionais no litoral baiano

Reportagens
15 de maio de 2023

Justiça determina bloqueio de matrículas de fazendas em territórios tradicionais no oeste da Bahia

Entre os réus está Luiz Carlos Bergamashi, liderança do agronegócio. Ação foi aberta pelo governo a pedido das comunidades, que denunciam ação de pistoleiros a serviço da “grilagem verde”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Gaspar diz:

    Pessoal não existe mágica! O sistema atual ou modelo tá no fim. E ninguém tá disposto a buscar novos modelos de civilização.