Salada Verde

Thelma Krug perde disputa para presidir IPCC

Britânico Jim Skea foi eleito por 90 votos a 69 em segundo turno com a cientista brasileira, que teria sido primeira mulher a presidir órgão se eleita

Michael Esquer ·
26 de julho de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A cientista Thelma Krug perdeu a votação para presidir o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Quem irá chefiar o órgão, vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), é o britânico Jim Skea. A votação aconteceu durante a 59ª Plenária do IPCC, que acontece em Nairóbi, no Quênia, desde segunda-feira (24). 

“Estou honrado e profundamente honrado por ter sido eleito presidente do painel”, disse Skea, eleito por 90 votos a 69 em segundo turno com a cientista brasileira. O britânico disse que, como presidente do órgão, irá abordar três prioridades principais. 

“Garantir a participação e colaboração inclusiva em todas as regiões; promover o uso da melhor e mais relevante ciência; e maximizar o alcance e o impacto do trabalho do IPCC, por meio do envolvimento com os formuladores de políticas e outras partes interessadas”, completou, no Twitter. 

Professor de Energia Sustentável no Imperial College, em Londres, Skea foi vice-presidente do grupo de trabalho responsável por avaliar a mitigação das mudanças climáticas, no sexto ciclo de avaliação do IPCC. A maior parte da carreira do britânico é dedicada a garantir que os desafios das mudanças climáticas sejam compreendidos e que medidas sejam tomadas para evitá-los, diz nota do órgão.

Jim Skea é o novo presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Foto: IPCC/Flickr.

O governo brasileiro havia apresentado a candidatura de Krug em abril, como mostrou ((o))eco. Doutora em estatística espacial pela University of Sheffield, na Inglaterra, a cientista foi pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) por 39 anos. 

Ao lado dela, outros dois candidatos também concorriam à presidência do IPCC: Debra Roberts, da África do Sul, e Jean-Pascal van Ypersele, da Bélgica. Segundo o órgão, estas foram as primeiras eleições na história do órgão com candidatas mulheres para o cargo de presidência. Se eleita, Krug teria sido a primeira mulher a presidir o IPCC. 

  • Michael Esquer

    Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com passagem pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia, tem interesse na temática socioambiental e direitos humanos

Leia também

Salada Verde
25 de julho de 2023

Brasileira Thelma Krug pode presidir órgão das Nações Unidas sobre crise climática

Pesquisadora pode se tornar a primeira mulher e representante da América Latina e Caribe à frente do painel internacional

Reportagens
9 de agosto de 2021

Mudanças climáticas já afetam todas as regiões do planeta, afirma IPCC

Extremos climáticos se tornaram mais intensos e frequentes na maioria das áreas terrestres e devem se agravar nas próximas décadas

Notícias
4 de abril de 2022

21 recados fundamentais do novo relatório do IPCC

Terceiro volume do sexta relatório de avaliação do Painel do Clima da ONU foi lançado nesta segunda-feira (04)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Carolina diz:

    Olá, o entorno do parque, próximo à entrada está com a todo vapor com derrubada de árvores todos os dias e construções cada vez maiores, o trecho fica na rua Antônio Cardoso Nogueira, em frente a entrada do parque, a administração do mesmo não faz nada por preguiça.