Pesticidas diretamente responsáveis pelo declínio das populações de abelhas e o cultivo de culturas geneticamente modificadas voltarão a ser liberados nos Estados Unidos. O governo Trump decidiu revogar a regulamentação de Barack Obama que proibia agricultores de usarem os neonicotinoides em refúgios de vida silvestre e bania os agricultores de refúgio de plantar culturas biotecnológicas como a soja e o milho.
Esse refúgios são terras públicas gerenciadas pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos reservadas para proteger peixes, vida silvestre, vegetação e água. Dentre os usos dessas terras está a caça legalizada.
Em 2014, a administração Obama aboliu o uso de pesticidas com base em neonicotinoides em refúgios dos Estados Unidos. Esses inseticidas derivados da nicotina são associados ao declínio de populações de abelhas silvestres e outros insetos polinizadores em todo o mundo. A polinização é fundamental para a produção de alimentos.
A mudança foi anunciada através de um memorando assinado pelo vice-diretor do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos (US Fish and Wildlife Service), Gregory J. Sheehan, na quinta-feira (02). “Os organismos geneticamente modificados ajudaram a maximizar a produção”, “os neonicotinoides podem ser necessários”, “Pode haver situações, no entanto, em que o uso de sementes de culturas transgênicas é essencial para melhor atender às finalidades do refúgio e às necessidades das aves e de outros animais selvagens “, afirma Sheehan em trechos do documento.
No final do memorando estão listados mais de 50 refúgios nacionais de vida selvagem em todo o país, onde a política revisada agora se aplica.
Leia Também
Pesticida faz pássaros perderem senso de direção, mostra pesquisa
Leia também
Comissão Especial da Câmara aprova PL dos Agrotóxicos
Texto que muda legislação brasileira sobre agrotóxicos foi aprovado por 18 votos. Medida ainda terá de passar pelo Plenário da Câmara dos Deputados →
Europa suspende uso de pesticidas nocivos às abelhas
Comissão Europeia proíbe por 2 anos o uso de 3 agrotóxicos apontados como responsáveis pelo desaparecimento dos polinizadores. →
Pesticida faz pássaros perderem senso de direção, mostra pesquisa
Estudo demonstra que os danos causados pelos neonicotinóides vão além dos insetos, impactando no caminho das aves e na sua perda de peso →