Salada Verde

Um alento às araras sertanejas

Uma ação dos ministérios públicos Federal e Estadual da Bahia pede anulação de licenças para obras e operação de usinas eólicas

Aldem Bourscheit ·
16 de março de 2023 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Os ministérios públicos Federal e Estadual da Bahia pediram o fim das obras e da operação de usinas eólicas por arriscarem grupos da arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari). Foram acionados o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e duas geradoras da Voltalia Energia do Brasil. 

A ação é fundamentada em denúncias de ONGs e de povos tradicionais da Caatinga sobre impactos dos empreendimentos. As usinas coincidem com moradas e rotas de voo da espécie – classificada como Em Perigo de extinção –, o que pode eliminar aves por choques elétricos ou com as estruturas.

De acordo com os MPs, o governo baiano licenciou as usinas sem aprofundar estudos de impactos e realizar audiências públicas necessárias para um empreendimento junto a espécies migratórias ou que podem sumir do mapa, como pede a Resolução 462/2014 do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente. 

Além da arara-azul-de-lear, a área influenciada pelas usinas abriga ao menos outros quatro animais em risco de extinção: o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus), o jaó-do-sul (Crypturellus noctivagus), a jaguatirica (Leopardus pardalis) e o gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus)

Também há espécies de morcegos que só vivem naquela região e que é rota para 24 espécies de aves migratórias. A investigação dos MPs detectou, ainda, espécies da flora com corte proibido, como o umbuzeiro (Spondias tuberosa) e o licurizeiro (Syagrus coronata).

Em julho de 2022, a empresa de origem francesa Voltalia abriu mão de um projeto eólico no município de Curaçá, igualmente no sertão da Bahia. Na região, são reintroduzidos exemplares da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), que havia sido extinta na natureza por caça, tráfico e desmatamento.

Em dezembro passado, 70 organizações civis e associações comunitárias denunciaram ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos as ameaças de projetos eólicos a comunidades, fauna e flora da Caatinga, como mostrou ((o))eco.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Salada Verde
19 de dezembro de 2022

Empresa denunciada às Nações Unidas por ameaçar aves e comunidades na Caatinga

Projetos da francesa Voltalia para geração de energia eólica estão na mira de ONGs brasileiras e internacionais

Reportagens
11 de outubro de 2022

Choque fatal: a ameaça da rede elétrica para a arara-azul-de-lear

Em média três araras morrem todo mês vítimas de choques elétricos em postes que atravessam sua área de ocorrência, restrita ao sertão baiano

Reportagens
15 de julho de 2021

Pesquisadores temem que complexo eólico na Bahia coloque em risco arara-azul-de lear

Avaliação sobre impactos que empreendimento pode ter sobre a espécie não é consenso entre especialistas. Empresa garante estar tomando todas as medidas de mitigação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Carlos Borges diz:

    Sou a favor que não façam as usinas eólicas e que também toda a região seja desprovida de energia elétrica. Viva as ararinhas e as lamparinas !!


  2. VALDIVINO RODRIGUES DE SOUZA diz:

    É piada, ou conversa pra enganar gente besta, essa de que as Torres Eólica, tem sensores, que para as hélice. Pode até parar, mas não evita o impacto das aves com aqueles equipamentos enormes.