Vídeos

Voluntários do clima na África do Sul

Aquecedores solares de água e isolamento térmico nas casas ajudam o meio ambiente e melhoram a qualidade de vida nos subúrbios da Cidade do Cabo.

Elisabeth Pongratz ·
5 de agosto de 2012 · 14 anos atrás

 

No subúrbio de Khayelitsha, próximo à Cidade do Cabo, vivem mais de um milhão de pessoas, a maioria em condições precárias. Extremamente pobres, elas não dispõem de água quente em seus barracos e, para aquecer suas casas, usam lenha ou óleo de parafina.

Foi aqui que surgiu o “Kuyasa” – o primeiro projeto em nível mundial de proteção ao clima, que recebeu o selo “Gold Standard” (Padrão Ouro), um certificado de qualidade em comércio de emissões de CO2. Com os rendimentos gerados por este comércio, o projeto vai poder se financiar e ajudar mais pessoas neste subúrbio.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Objetivo do projeto: Equipar barracos com aquecedores solares de água, isolamento térmico e eletricidade

Amplitude do projeto: Já foram equipadas mais de 2 mil casas no subúrbio de Khayelitsha

Volume de investimentos: cerca de 3,5 milhões de euros

Redução de emissões de CO2:
6 mil toneladas por ano

Efeitos adicionais: a incidência de doenças como gripe e tuberculose caiu drasticamente

Um filme de Elisabeth Pongratz

Esse conteúdo é publicado em uma parceria de ((o))eco com a Deutsche Welle, emissora pública alemã
 


Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. Foto: Simone Corrêa Becker / Wikimedia
Notícias
7 de julho de 2026

PL que reduz APA da Baleia Franca não tem fundamento técnico, aponta Rede Pró-UC

Projeto de lei que exclui toda porção terrestre da APA, no litoral catarinense, tramita agora em regime de urgência e pode ir direto para votação no Plenário da Câmara

Notícias
7 de julho de 2026

O El Niño e a favela: por onde andam as políticas de adaptação? Ou quem se importa?

Enquanto alguns contabilizam perdas em safras e commodities, outros perdem casas, documentos, meios de trabalho e, muitas vezes, a própria vida

Análises
7 de julho de 2026

Quando o chorume transborda, transborda também a responsabilidade ambiental

A proteção das águas brasileiras exige uma visão integrada. Resíduos sólidos, saneamento, recursos hídricos e saúde pública não podem continuar sendo tratados como políticas isoladas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.