No Brasil, o conhecimento que temos sobre a pesca é tão deficiente que sequer sabemos quantos pescadores existem, quanto mais o que eles pescam. A falta de continuidade das estatísticas pesqueiras fere de morte o manejo pesqueiro. E sem manejo, não há como fazer uma política de conservação desse recurso.
É o que explica a pesquisadora Bianca Bentes, professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) e especialista Ictiologia e em dinâmica de estoques pesqueiros.
“O que se falta é conhecer as espécies, nos seus aspectos básicos, para que tudo possa ser gerido de forma sustentável”, afirma Bentes.
Leia Também
Interação com pesca é uma das maiores ameaças aos botos na Amazônia
“Brasil mal faz o básico para proteger os recursos pesqueiros”, diz Áthila Bertoncini
Leia também

Ministério da (Sobre)Pesca e do Sumiço das Estatísticas
Cartório de interesses que dominam a pesca industrial no Brasil, ministério comeu os números que mostram o massacre dos peixes. →

“Brasil mal faz o básico para proteger os recursos pesqueiros”, diz Áthila Bertoncini
Oceanógrafo que representou o Brasil no Grupo de Trabalho de Agregações Reprodutivas da FAO critica atraso do país no monitoramento pesqueiro →

Conhecer para preservar: atrizes de Pantanal contam como se apaixonaram pelo bioma
Letícia e Malu explicam a paixão despertada pelo bioma durante as gravações e destacam importância da conservação para a região →