Notícias

O Vale, documentário de João Moreira Salles e Marcos Sá Corrêa

"O Vale" retrata a penúria na qual vivem fazendeiros e sitiantes do Vale do Paraíba. Assista o Doc de Marcos Sá Corrêa e João Moreira Salles.

Redação ((o))eco ·
21 de dezembro de 2012 · 14 anos atrás

Neste dia 21 de dezembro, o fundador de O Eco, o jornalista Marcos Sá Corrêa, completa 66 anos de idade. Para comemorar a data e prestar homenagem aos ensinamentos que ainda hoje guiam a equipe de repórteres do site, trazemos aos nossos leitores uma das obras mais marcantes da carreira de Marcos, o documentário “O Vale”, feito em parceria com o cineasta João Moreira Salles, como parte da série “6 Histórias Brasileiras” e exibido originalmente em Agosto de 2000, no canal a cabo GNT. 

“O Vale” é um retrato atual da situação de penúria na qual vivem fazendeiros e sitiantes do Vale do Paraíba, entre o Rio de Janeiro e São Paulo. A região foi no passado a força motriz da economia brasileira, graças à produçåo de café. O filme reúne relatos históricos de políticos e barões do café do século XIX, os quais já previam o colapso ambiental da região por conta do desmatamento e das queimadas na Mata Atlântica.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Agradecemos a Marcos e sua esposa Ângela pelo apoio na exibição do filme. Também vai um agradecimento especial a João Moreira Salles e à VídeoFilmes.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
10 de agosto de 2026

Depois do desmonte, reconstruir a governança ambiental paulista

Reconstruir a governança ambiental do estado passa por resgatar uma trajetória de referência em planejamento ambiental, gestão dos recursos hídricos e construção institucional

Salada Verde
10 de agosto de 2026

ABRAMPA propõe instrumentos econômicos para garantir recursos às Unidades de Conservação

Nota técnica reúne mecanismos previstos em lei para ampliar o financiamento das UCs e garantir recursos para regularização fundiária, gestão e manutenção das áreas protegidas

Reportagens
10 de agosto de 2026

Proposta de UC para muriquis no Paraná avança, mas é flexibilizada

Após uma década de estudos, os ameaçados muriquis do Paraná podem ganhar área protegida ainda este ano, porém não de proteção integral, como pleiteavam os pesquisadores

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 7

  1. HENRIQUE HETTWER diz:

    Olá. Sou professor e gostaria de exibir este filme para debate em sala. Como posso adquirir o documentário?


  2. Simi diz:

    Gostaria de ver o filme. Como?


  3. Richard diz:

    Quero ver o documentário.
    Onde consigo?
    É possível adquirir em DVD/Blu Ray?


  4. Camila diz:

    Como faço pra ver o filme? Tá disponível em alguma plataforma?


  5. Eloiza diz:

    Como faço para adquirir o filme?


  6. Victória Bacelar diz:

    Quero ver o Filme onde consigo?


  7. carolina caffe diz:

    Como assistir "O Vale" ?