Neste dia 21 de dezembro, o fundador de O Eco, o jornalista Marcos Sá Corrêa, completa 66 anos de idade. Para comemorar a data e prestar homenagem aos ensinamentos que ainda hoje guiam a equipe de repórteres do site, trazemos aos nossos leitores uma das obras mais marcantes da carreira de Marcos, o documentário “O Vale”, feito em parceria com o cineasta João Moreira Salles, como parte da série “6 Histórias Brasileiras” e exibido originalmente em Agosto de 2000, no canal a cabo GNT.
“O Vale” é um retrato atual da situação de penúria na qual vivem fazendeiros e sitiantes do Vale do Paraíba, entre o Rio de Janeiro e São Paulo. A região foi no passado a força motriz da economia brasileira, graças à produçåo de café. O filme reúne relatos históricos de políticos e barões do café do século XIX, os quais já previam o colapso ambiental da região por conta do desmatamento e das queimadas na Mata Atlântica.
Agradecemos a Marcos e sua esposa Ângela pelo apoio na exibição do filme. Também vai um agradecimento especial a João Moreira Salles e à VídeoFilmes.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Depois do desmonte, reconstruir a governança ambiental paulista
Reconstruir a governança ambiental do estado passa por resgatar uma trajetória de referência em planejamento ambiental, gestão dos recursos hídricos e construção institucional →
ABRAMPA propõe instrumentos econômicos para garantir recursos às Unidades de Conservação
Nota técnica reúne mecanismos previstos em lei para ampliar o financiamento das UCs e garantir recursos para regularização fundiária, gestão e manutenção das áreas protegidas →
Proposta de UC para muriquis no Paraná avança, mas é flexibilizada
Após uma década de estudos, os ameaçados muriquis do Paraná podem ganhar área protegida ainda este ano, porém não de proteção integral, como pleiteavam os pesquisadores →

Olá. Sou professor e gostaria de exibir este filme para debate em sala. Como posso adquirir o documentário?
Gostaria de ver o filme. Como?
Quero ver o documentário.
Onde consigo?
É possível adquirir em DVD/Blu Ray?
Como faço pra ver o filme? Tá disponível em alguma plataforma?
Como faço para adquirir o filme?
Quero ver o Filme onde consigo?
Como assistir "O Vale" ?