Notícias

O Vale, documentário de João Moreira Salles e Marcos Sá Corrêa

"O Vale" retrata a penúria na qual vivem fazendeiros e sitiantes do Vale do Paraíba. Assista o Doc de Marcos Sá Corrêa e João Moreira Salles.

Redação ((o))eco ·
21 de dezembro de 2012 · 10 anos atrás

Neste dia 21 de dezembro, o fundador de O Eco, o jornalista Marcos Sá Corrêa, completa 66 anos de idade. Para comemorar a data e prestar homenagem aos ensinamentos que ainda hoje guiam a equipe de repórteres do site, trazemos aos nossos leitores uma das obras mais marcantes da carreira de Marcos, o documentário “O Vale”, feito em parceria com o cineasta João Moreira Salles, como parte da série “6 Histórias Brasileiras” e exibido originalmente em Agosto de 2000, no canal a cabo GNT. 

“O Vale” é um retrato atual da situação de penúria na qual vivem fazendeiros e sitiantes do Vale do Paraíba, entre o Rio de Janeiro e São Paulo. A região foi no passado a força motriz da economia brasileira, graças à produçåo de café. O filme reúne relatos históricos de políticos e barões do café do século XIX, os quais já previam o colapso ambiental da região por conta do desmatamento e das queimadas na Mata Atlântica.

Agradecemos a Marcos e sua esposa Ângela pelo apoio na exibição do filme. Também vai um agradecimento especial a João Moreira Salles e à VídeoFilmes.

Leia também

Salada Verde
8 de fevereiro de 2023

Em tom provocativo, Salles diz que aceita presidir Comissão de Meio Ambiente da Câmara

No Plenário, ex-ministro comentou repercussão da notícia e atribuiu à esquerda o desejo de que ele assuma o cargo no colegiado

Notícias
8 de fevereiro de 2023

Marina instala comissão antidesmate

Vinte anos depois do PPCDAm, nova estratégia de controle do desmatamento terá 19 ministérios e abarcará todos os biomas

Salada Verde
8 de fevereiro de 2023

Criminoso ambiental na Amazônia diz que se sentia protegido por “Lei de Bolsonaro”

Informação consta em auto de infração lavrado pelo ICMBio em Roraima. Autuado apoiava ação de garimpeiros na Terra Indígena Yanomami

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta