Vídeos

Pantanal não tem lavouras, mas veneno da soja chega pelos rios e ameaça bioma

Redação ((o))eco ·
26 de maio de 2021 · 5 anos atrás

A demanda internacional por soja levou a produção brasileira a saltar de 30 milhões de toneladas por ano em 2000 para 125 milhões hoje. A maior parte dos agrotóxicos consumidos no Brasil são utilizados nesta cultura.

A agricultura está concentrada no estado do Mato Grosso, onde suprimiu o bioma Cerrado e agora está se espalhando no Pantanal.

Maior planície inundável do planeta, o Pantanal está ocupado em apenas 0,01% pela agricultura de commodities, mas seu ecossistema está sendo ameaçado por um efeito colateral invisível e pouco estudado da agricultura de soja: a contaminação por agrotóxicos transportados rio abaixo.

Os cientistas provaram que os cursos d’água estão contaminados e assoreados, e que os peixes são escassos em certos locais.

Leia também

Salada Verde
27 de janeiro de 2026

Justiça manda Funai retomar demarcação da Terra Indígena Sururuá, no Amazonas

Após mais de uma década de atraso, decisão fixa prazo de 12 meses para concluir a demarcação física da área habitada por povos Kokama e Tikuna

Salada Verde
27 de janeiro de 2026

População apoia inclusão de educação oceânica no currículo escolar

Pesquisa nacional mostra que 9 em cada 10 brasileiros defendem a inclusão do oceano no ensino. Apoio ganha mais força de moradores de cidades litorâneas

Notícias
27 de janeiro de 2026

Multilateralismo climático precisa amadurecer, diz embaixador Corrêa do Lago

Em nova carta à comunidade internacional, presidente da COP30 propõe a criação de um “multilateralismo de dois níveis”, baseado no consenso e também na ação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1