Notícias

Energia alternativa

O The Wall Street Journal tem uma reportagem sobre um problema que a cidade de Hereford, no Texas, sofre por conta do gado, sua principal fonte de riqueza. Por dia, os milhares de bois e vacas do município produzem seis mil toneladas de fezes, que além de ser um risco de incêndio e do cheiro, produzem custos para os fazendeiros porque, devido a quantidade, precisa ser retirada dos pastos sob pena de os bois ficarem afogados em bosta. A situação nunca foi resolvida inteiramente. Mas apareceu por lá um sujeito querendo usar os dejetos bovinos para fazer funcionar uma refinaria de álcool combustível. A população da cidade e os rancheiros acham que agora o problema se resolve. E ainda tem gente que ri do fato que Cesar Cals, ministro das Minas e Energia do governo Geisel, ter defendido idéia semelhante na década de setenta. Ele queria fundar empresa para transformar bosta de boi em energia. Não deu certo e Cals ficou conhecido como o homem que queria fundar a Bostobrás.

Redação ((o))eco ·
25 de janeiro de 2006 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
6 de novembro de 2026

Abertura do 1° Congresso Pan-Americano de Trilhas marca protagonismo brasileiro no continente

Evento se estende até domingo (8), com representantes de diferentes países que se inspiram no exemplo do Brasil para multiplicar as trilhas das Américas →

Análises
6 de novembro de 2026

Morcegos: animais incompreendidos e vilanizados

Como a informação pode transformar o medo em curiosidade, aproximar as pessoas dos morcegos e transformá-las em aliadas da conservação →

Externo
6 de novembro de 2026

Projetos de mineradora financiada pelo Master afetam 127 áreas protegidas 

Levantamento da Repórter Brasil identificou 88 projetos de minerais críticos da 3D Minerals em áreas sobrepostas ou na zona de impacto de terras indígenas, territórios quilombolas, unidades de conservação e assentamentos; empresa arrematou áreas de exploração em leilão da ANM apenas 45 dias após ser criada →

Mais de ((o))eco

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.