Notícias

Possibilidade de Salles no comando da Comissão de Meio Ambiente da Câmara gera revolta

Ex-ministro do governo Bolsonaro seria o indicado do PL para presidir o colegiado; Salles nega

Cristiane Prizibisczki ·
7 de fevereiro de 2023 · 1 anos atrás

A informação de que o ex-ministro Ricardo Salles seria o nome indicado pelo Partido Liberal (PL) para comandar a Comissão de Meio Ambiente da Câmara movimentou as redes e gerou uma onda de declarações de repúdio na manhã desta terça-feira (7). Ao Estadão, Salles negou que tenha interesse no cargo, mas disse que se esse for o projeto de seu partido, não fará um “cavalo de batalha”.

A notícia foi publicada inicialmente na madrugada de hoje pela  Eixo Político, página do Twitter mantida por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade de São Paulo (USP) que acompanham os bastidores do Congresso.

Para Márcio Astrini, secretário executivo do Observatório do Clima, se Arthur Lira, presidente da Câmara, de fato colocar Salles no comando da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), ele estará “declarando guerra” à área ambiental do país.

“É bizarra essa situação de a gente imaginar a possibilidade de o Salles ser o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. Ele poderia ser presidente da Comissão de desmatamento, de grilagem de terra, de destruilção ambiental, de extração ilegal, caso elas existissem, mas de meio ambiente não […] A Câmara dos Deputados, se colocar uma pessoa como essa numa comissão tão importante como a de Meio Ambiente, está na verdade é declarando guerra à área ambiental no Brasil”, disse Astrini, no Twitter.

Também circula nas redes um abaixo-assinado pedindo que ambientalistas presidam a CMADS. Na petição, que em menos de 24h já conseguiu mais de 15 mil assinaturas, os organizadores citam o poder dos ruralistas no Congresso e a possibilidade real de a comissão cair nas mãos de algum deles.

“Nos últimos anos, esse colegiado foi presidido por parlamentares da base do governo Bolsonaro e isso afetou consideravelmente a qualidade e o funcionamento da comissão, levando à aprovação de graves retrocessos ambientais, o famoso ‘passar a boiada’. […] o cenário não poderia ser pior: partidos que têm as piores avaliações na agenda socioambiental podem acabar ficando com a presidência dessa comissão. Só a nossa pressão pode barrar esse retrocesso!”, diz a página.

De fato, levantamento realizado por ((o))eco mostrou que o bolsonarismo segue ainda mais radical no Novo Congresso Nacional: dos 91 deputados federais eleitos em 2022, mais da metade é de partidos ligados diretamente a Bolsonaro.

Ao Estadão, Ricardo Salles informou que não tem interesse no colegiado e que o partido sequer ficou com a Comissão de Meio Ambiente, conforme acordos feitos entre os líderes das legendas. “Em princípio, pra te falar a verdade, preferia nem presidir nada nesse primeiro ano”, disse, ao repórter André Borges.

No entanto, Salles afirmou que seguirá as orientações de sua legenda. “Se você perguntar qual é a minha preferência, eu digo que é não presidir comissão. Agora, se o partido virar pra mim e falar, ‘você tem uma missão de fazer tal assunto e participar de tal’, não vou fazer disso um cavalo de batalha, mas a minha posição é não presidir”.

O ex-ministro do Meio Ambiente e agora deputado federal Ricardo Salles foi acusado pela Polícia Federal de nove crimes ambientais, incluindo contrabando de madeira ilegal. A ele é atribuído o desmantelamento das leis ambientais do país, no famoso “passar a boiada”, o congelamento do Fundo Amazônia, o aumento da invasão do garimpo na floresta tropical e os altos índices de desmatamento e queimadas nos biomas brasileiros.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
3 de fevereiro de 2023

Reeleitos, Lira e Pacheco adotam posturas mais ambientalmente sustentáveis

Tanto presidente da Câmara quanto do Senado abordaram a questão ambiental em seus discursos de posse; Lira acenou ao meio ambiente, sem desagradar ao agronegócio

Notícias
2 de fevereiro de 2023

Bolsonarismo chega como principal força política da Amazônia Legal no novo Congresso Nacional

PL é o partido com a maior bancada de estados da Amazônia Legal, com 19 deputados empossados; junto com União e Republicanos, grupo mais fiel ao ex-presidente

Salada Verde
3 de fevereiro de 2023

Em mensagem ao Congresso, Lula pede apoio para reconstrução ambiental

Presidente diz a parlamentares recém-empossados que pretende promover o “reencontro do país com seu futuro como potência ambiental”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Thalisson diz:

    Chega a ser um absurdo só de ter a imagem dele aqui no Eco imagina se integrar a comissão.. me dá arrepios só de pensar.