Notícias

O tempo urge

Uma nova reportagem da série sobre desmatamento produzida pelo Instituto Socioambiental (ISA) questiona até quando as unidades de conservação (UCs) e terras indígenas serão eficazes na proteção da floresta amazônica. Por enquanto, diz o texto, as áreas têm contribuído para a diminuição do desmate, principalmente por constranger a atuação de grileiros. Isso é um ponto positivo da estratégia do governo Lula de criar UCs a torto e a direito, ainda que a sua implantação efetiva esteja longe de ser realidade. Mas dados mostram que, em especial na região de expansão da fronteira agrícola, o “muro” de áreas protegidas pode começar a ruir em breve, caso o governo não avance na sua implementação.

Redação ((o))eco ·
17 de novembro de 2006 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
23 de março de 2026

Os planos climáticos do Brasil e França

A crise climática testa menos a eloquência dos governos e mais sua aptidão para reorganizar materialmente a economia, o território e o poder público

Reportagens
23 de março de 2026

COP15 – Países se reúnem para discutir desafios de cuidar de quem não tem endereço fixo

Confira entrevista exclusiva com presidente da COP15, João Paulo Capobianco, sobre Conferência das Espécies Migratórias, que acontece no Brasil esta semana

Salada Verde
23 de março de 2026

Governo cria nova área protegida no Cerrado de Minas Gerais

Com 41 mil hectares, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Córregos dos Vales do Norte de Minas visa proteger nascentes e comunidades tradicionais da região

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.