Notícias

O tempo urge

Uma nova reportagem da série sobre desmatamento produzida pelo Instituto Socioambiental (ISA) questiona até quando as unidades de conservação (UCs) e terras indígenas serão eficazes na proteção da floresta amazônica. Por enquanto, diz o texto, as áreas têm contribuído para a diminuição do desmate, principalmente por constranger a atuação de grileiros. Isso é um ponto positivo da estratégia do governo Lula de criar UCs a torto e a direito, ainda que a sua implantação efetiva esteja longe de ser realidade. Mas dados mostram que, em especial na região de expansão da fronteira agrícola, o “muro” de áreas protegidas pode começar a ruir em breve, caso o governo não avance na sua implementação.

Redação ((o))eco ·
17 de novembro de 2006 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
8 de maio de 2026

Academia Brasileira de Ciências debate futuro dos oceanos e prepara dossiê científico sobre desafios globais

Inspirado pela Década da Ciência Oceânica da ONU, o evento reuniu pesquisadores para discutir mudanças climáticas, governança global e inovações tecnológicas voltadas ao futuro sustentável

Salada Verde
8 de maio de 2026

Turismo em unidades de conservação federais movimenta R$ 40,7 bilhões e reforça pressão por investimentos

Estudo do ICMBio aponta que turismo em áreas protegidas gerou R$ 20,3 bilhões ao PIB e arrecadação superior ao dobro do orçamento do órgão em 2025

Notícias
8 de maio de 2026

MPF pede prioridade máxima para criar Refúgio de Vida Silvestre após atentado na Serra da Chapadinha

Ofícios enviados a órgãos estaduais e federais pedem também a investigação rigorosa do crime e, proteção imediata das vítimas e comunidades tradicionais que vivem na serra

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.