“Mato Grosso quer proibir pesca com fim comercial até 2029” e mais
05 de junho de 2023
Apresentado pelo Executivo Estadual nesta quarta-feira (31), o projeto de lei nº 1.363/2023 de autoria do governo de Mato Grosso quer proibir, por um período de cinco anos, o transporte, o armazenamento e a venda de peixes de rios do estado. A proposta busca mitigar a pesca predatória, mas pode colocar pescadores profissionais artesanais que dependem da pesca, especialmente na bacia do Alto Paraguai, em situação de vulnerabilidade social. Isso é o que advertem pesquisadores e organizações ambientalistas.
Representantes de segmentos como montanhistas, governos, moradores da região, guias de turistas, concessionária de serviços e de seu conselho consultivo debatem esta semana em Cambará do Sul, a atualização do plano de manejo dos parques nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral, no Rio Grande do Sul. Uma ação do Ministério Público Federal acolhida pelo judiciário e denúncias de ONGs sobre supostas irregularidades em atividades privatizadas engrossam o caldo da revisão das regras de gestão .
Conhece alguém que se interesse pela temática do meio ambiente?
Você pode sugerir a nossa curadoria clicando aqui.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
PV aciona STF contra concessão florestal de terras indígenas e quilombolas à iniciativa privada
Mato Grosso quer proibir pesca com fim comercial até 2029
Movimento critica mega fábrica de celulose e cultivo de árvores transgênicas no Brasil
TCU baterá o martelo sobre a concessão de serviços no Parna da Chapada dos Guimarães
Senado aprova reestruturação de ministérios sem mudar texto que saiu da Câmara
Plano de manejo e concessão de parques no RS sofrem ação judicial e críticas de ongs
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.