“Pressão por terras, portos e estrada sufocam comunidade no Pantanal” e mais
19 de junho de 2023
Em Corumbá (MS), a comunidade centenária de Porto Esperança resiste à disputa de suas terras pelo agronegócio e transporte de minérios. Portos, estradas e ferrovias inflados pela hidrovia Paraguai-Paraná afetarão pessoas e ambientes naturais no Pantanal todo, no Brasil e países vizinhos.
A história não é nova: países europeus invadem países em desenvolvimento e levam seus “tesouros”. Esse roubo não está restrito a metais preciosos e madeiras nobres, nem limitado ao período de colonização. A ciência também é palco dessa lógica colonialista, como bem ilustra o caso Ubirajara, o fóssil único de um dinossauro brasileiro que foi levado ilegalmente pra um museu alemão. A luta para trazê-lo de volta é apenas uma batalha para derrotar de vez o colonialismo científico. Ouça.
Conhece alguém que se interesse pela temática do meio ambiente?
Você pode sugerir a nossa curadoria clicando aqui.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Bichos, plantas e histórias que não contaram para você | Episódio 3 | O furto do Ubirajara
Resultado de Bonn indica que Conferência do Clima de Dubai será tensa, diz especialista
Ato pelo Clima chama atenção para desmontes na área ambiental no país
Três em cada quatro brasileiros dizem se preocupar com as mudanças do clima, mostra pesquisa
Conflito entre quilombolas e agroindústria do dendê, no Pará, impede a livre circulação de moradores dentro de comunidade
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.