Notícias

Desmatamento espalhado

Não é só no Brasil que a Amazônia padece. Conforme noticiou o jornal Valor Econômico, um relatório da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) mostra que nos outros sete países que abrigam o bioma, o desmatamento segue num ritmo considerável. Bolívia, Equador e Peru formam, respectivamente, a fila dos maiores devastadores da floresta tropical, ficando atrás somente do Brasil. Entre 2000 e 2005, o país de Evo Morales botou no chão cerca de dois mil quilômetros quadrados de árvores amazônicas, 62% a mais que na década de 80. No Equador, o aumento foi de 82%, ainda que a área destruída tenha ficado em 388 km². Por aqui, a motosserra funciona em velocidade muito maior: no mesmo período foram mais de 22 mil km² derrubados. Segundo o relatório, as causas do desmatamento se repetem aqui e acolá: agricultura, pastagem e obras de expansão em infra-estrutura têm dado um chega pra lá nas florestas.

Redação ((o))eco ·
30 de junho de 2008 · 16 anos atrás

Leia também

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Colunas
3 de maio de 2024

Resiliência indígena – um exemplo a ser seguido

Indígenas são incansáveis em defender seus territórios, sua cultura e manter suas tradições, mas luta deve ser de todos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.