O Instituto Centro de Vida (ICV), organização que há 33 anos atua em Mato Grosso nas áreas de governança ambiental e políticas públicas, anunciou nesta sexta-feira (21) o fim da parceria com o governo de Mauro Mendes (União Brasil) em projeto de conservação no estado. Para a organização, “falta engajamento político” do governo estadual nas pautas ambientais.
O programa, chamado “Estratégia PCI – Produzir, Conservar e Incluir”, existe há cerca de dez anos e foi construído como ferramenta para assegurar o cumprimento dos compromissos firmados por Mato Grosso em relação ao enfrentamento da crise climática.
A decisão pela saída decorre, segundo a organização, de sucessivas demonstrações de falta de comprometimento do governador Mauro Mendes com os pilares da estratégia.
“Da tentativa de reconhecer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de propriedades dentro de Terras Indígenas à proposta de liberar a mineração em áreas de reserva legal, a administração atual liderou ou deu apoio a sucessivos movimentos para enfraquecer o arcabouço das leis ambientais do Estado”, disse o ICV, em nota.
A organização também citou a falta de posicionamento do estado em relação à extinção do Parque Cristalino II e o tom jocoso com que o governador tratou, em diferentes ocasiões, organizações não-governamentais.
Leia também
Após pressão do governo de MT, Ibama e IPHAN liberam obra no Portão do Inferno
Órgão ambiental optou por licenciamento simplificado. Retaludamento vai atingir sítio arqueológico e alterar paisagem do Parna da Chapada dos Guimarães →
MP-MT tenta derrubar lei estadual que proíbe destruição de maquinário em fiscalização
Ministério Público Estadual entrou na Justiça com Ação de Inconstitucionalidade para anular efeitos da norma, que prejudica atuação de órgãos ambientais →
Mauro Mendes tenta (de novo) liberar mineração em Reserva Legal no estado
Novo projeto de Lei Complementar foi apresentado nesta quarta-feira (27) na ALMT e tramita em regime de urgência. Proposta similar foi derrubada pela Justiça em 2022 →
Essas organização não tem compromisso com o Brasil e os brasileiros são um bando de vendidos que só agem em favor da oligarquia externa.
Governo coxinha de direita
O Centro Oeste está nas mãos da bancada do veneno. Os três governadores estão nas mãos dos grandes grupos que dominam o agro no Brasil. O sistema favorece a presença desses animais na nossa vida pública. O buraco é mais embaixo. Esse governador do MT é apenas uma caricatura, mais um Jeca Tatu da política brasileira.