Notícias

Mauro Mendes tenta (de novo) liberar mineração em Reserva Legal no estado

Novo projeto de Lei Complementar foi apresentado nesta quarta-feira (27) na ALMT e tramita em regime de urgência. Proposta similar foi derrubada pela Justiça em 2022

Cristiane Prizibisczki ·
27 de setembro de 2023

Os deputados matogrossenses aprovaram, nesta quarta-feira (27), a tramitação em regime de urgência de um Projeto de Lei Complementar de autoria do governador Mauro Mendes (União Brasil) que pretende liberar a mineração em áreas de Reserva Legal do estado. Proposta semelhante já havia sido apresentada pelo Executivo de Mato Grosso no início de 2022, mas foi derrubada por decisão da Justiça.

Segundo mensagem do governador, o novo texto tenta sanar as inconstitucionalidades apresentadas no texto anterior. De acordo com o texto de Mendes, a proposta é positiva para o meio ambiente e resultará em “ganho ambiental de um adicional de 10% de áreas a serem preservadas em regime de Reserva Legal”.

À época da apresentação do primeiro texto, o Ministério Público do Estado entrou com ação de inconstitucionalidade, alegando, entre outros motivos, que o Estado não tem competência para legislar sobre autorização de lavras minerárias, competência esta que seria exclusiva da União.

No julgamento da ação, o Tribunal de Justiça do Mato Grosso deu ganho de causa ao Ministério Público Estadual, derrubando a lei.

Tramitação à jato

Assim como aconteceu no início de 2022, a proposta de Lei Complementar está com tramitação à jato na Assembleia Legislativa do Mato Grosso. Após a mensagem do governador ser lida em Plenário, a maioria dos parlamentares aprovou a dispensa de pauta para a matéria, isto é, tramitação em regime de urgência urgentíssima.

((o))eco procurou o Ministério Público do Mato Grosso, mas o órgão ainda não emitiu posicionamento. 

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Salada Verde
25 de setembro de 2023

Estadualização de parque nacional em MT pode ser votada esta semana no Senado

Proposta para abocanhar a gestão completa da reserva tramita em caráter terminativo na Comissão de Meio Ambiente

Salada Verde
15 de agosto de 2023

Boiada atropelou os direitos da natureza na lei orgânica de Cáceres

Pressão ruralista extirpa norma que havia sido aprovada por unanimidade pelos vereadores do município pantaneiro

Salada Verde
5 de julho de 2023

Projeto de Mendes é mencionado em recurso para construção de usinas no rio Cuiabá

À Sema, empreendedor afirma que indeferimento de licença não foi técnico e que projeto do governador do estado para proibir pesca com fim comercial não foi considerado durante análise

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.