Salada Verde

Um presente que veio dos céus?

Primeira chuva artificial lançada sobre o Parna da Chapada Diamantina durou uma hora e aconteceu graças a sojeiros. Serviço anual custaria por volta de R$ 3,5 milhões.

Salada Verde ·
25 de março de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA), que já começou a sofrer com incêndios florestais, ganhou, no último sábado (21), uma hora de chuva forte, provocada artificialmente por descargas de água filtrada nas nuvens. A tecnologia foi oferecida por uma empresa paulista, que “semeia” as nuvens com o uso de um monomotor. A chuva artificial cobriu cerca de 20 quilômetros quadrados do parque.

Segundo Pablo Casella, analista ambiental da unidade, há cinco anos o Parque pleiteia a contratação da tecnologia, mas nunca conseguiu angariar recursos para tanto ou o aval do Ibama. A chuva deste final de semana só foi possível poque a empresa, inicialmente contratada por sojeitos de uma região próxima ao parque, pôde oferecer as horas não usadas de trabalho à unidade.

O valor dos serviços pode parecer caro a primeira vista, segundo Casella, mas deve ser relativizado. Para o primeiro ano de semeaduras, seriam necessários 3,5 milhões de reais. “O valor não é alto se considerarmos que, no último grande incêndio que tivemos, em apenas 42 dias de combate estimamos que governos estadual e federal tenham gasto mais de 5 milhões de reais”.

Após a chuva, unidade voltou a pleitear recursos junto a empresas e ao governo federal para que a tecnologia seja usada com mais frequência. A idéia não é combater incêndios, mas manter a região sempre úmida, para que o sistema se retroalimente e dificulte a ocorrência de incêndios.

Leia também

Salada Verde
20 de maio de 2025

Agenda do presidente definirá data de anúncio do plano de proteção à biodiversidade

Previsão é que até 5 de junho o governo publique decreto com diretrizes da estratégia nacional, que envolve também setor privado e sociedade civil

Reportagens
19 de maio de 2025

Brasil aposta na conciliação entre convenções da ONU para enfrentar crises globais

Proposta é de articulação continuada entre acordos ambientais sobre Biodiversidade, Clima e Desertificação. Apenas nove países entregaram suas recomendações

Salada Verde
19 de maio de 2025

Ação prende casal que capturou macaco-prego no Parque Nacional da Tijuca

Dupla foi flagrada quando levava o animal, que aparentava estar dopado, em uma mochila. Para autoridades, objetivo seria tráfico em feiras clandestinas e redes sociais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.