As perdas são alarmantes. Estudos estimam que ao menos 475 milhões de animais são atropelados anualmente em rodovias e estradas brasileiras, ou 15 a cada segundo. Inúmeros outros morrem também ao tentar cruzar ferrovias e demais “estruturas lineares”.
Ao mesmo tempo, mais de 800 pessoas perderam a vida em acidentes ligados direta ou indiretamente aos atropelamentos de fauna silvestre, só nos últimos seis anos. Além da dor humana e das perdas ecológicas, o país arca com elevados custos econômicos e sociais decorrentes desses acidentes.
Para enfrentar de vez essa tragédia, mais de 60 organizações lançaram um manifesto pela aprovação urgente do Projeto de Lei 466/2015, tramitando há uma década no Congresso Nacional. Ele tem outras propostas similares apensadas.
Para conter a mortandade, o texto indica mapear pontos críticos, construir túneis e passagens seguras, implantar corredores verdes e definir responsabilidades de governos e concessionárias.
Se aprovado e convertido em lei, o projeto pode representar um marco histórico na proteção da biodiversidade e na preservação de vidas humanas, transformando as rodovias brasileiras em caminhos mais seguros para todos.
Confira aqui o manifesto.
Leia também
Projeto de lei quer reduzir atropelamento de animais
Estima-se que 475 milhões de animais vertebrados morram por ano nas estradas brasileiras. Nova legislação quer reduzir o problema. →
Macaco na pista! Brasil é o segundo país que mais atropela primatas no mundo
Base de dados global compila ocorrências de atropelamentos de primatas. Brasil soma 788 registros, a maioria deles na região sudeste e na Mata Atlântica →
Atropelamento de fauna: desastre ambiental fácil de evitar
A Ecologia de Rodovias dispõe de conhecimento sobre como gerir uma estrada, mitigando os efeitos sobre a fauna. Falta colocar em prática. →




