Uma pesquisa nacional da Nova Escola, em parceria com o Office for Climate Education (OCE), revela um contraste entre o engajamento dos professores e a realidade escolar: 92% dos docentes brasileiros consideram a educação climática muito importante, mas menos da metade consegue tratar do tema semanalmente com os alunos. O levantamento ouviu 1.600 professores e mostrou que a falta de formação, apoio institucional e materiais didáticos adequados são os principais obstáculos.
Segundo o estudo, 38% dos professores não se sentem seguros para ensinar os fundamentos científicos das mudanças climáticas, e mais de 40% das escolas não têm plano de ação climática em seus Projetos Político-Pedagógicos. Mesmo assim, 86% dos docentes demonstram interesse em formação continuada.
“O fato de a COP30 ser no Brasil este ano eleva o contexto do país a um ponto de reflexão sobre a educação climática”, afirma Ana Lígia Scachetti, diretora-executiva da Nova Escola.
Segundo a pesquisa, os resultados reforçam a urgência de inserir o tema nos currículos escolares, de forma interdisciplinar e permanente, além de garantir formação de qualidade aos professores.
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