A COP30 finalmente começou nesta segunda-feira (10) e a equipe de repórteres de ((o))eco conta tudo o que aconteceu neste primeiro dia de conferência e comenta os temas que foram citados nos discursos de abertura da Cúpula.
Márcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, traz uma análise da agenda oficial de negociações e da ausência do fim dos fósseis nos temas que serão debatidos nas próximas duas semanas.
As repórteres Cristiane Prizibisczki e Elizabeth Oliveira, direto da sala de imprensa da Bluezone – espaço onde ocorre a COP 30 –, conversam com Márcio Isensee e Sá sobre os bastidores e notícias de tudo o que rolou no primeiro dia da COP30.
A repórter Elizabeth Oliveira trouxe informações da Free Zone Cultural Action, área fora da zona de negociação, que foca na diversidade cultural e nas vozes locais. As atividades são realizadas pelo Instituto COJOVEM (Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável)..
Nos acompanhe diariamente pelo canal do Entrando no Clima no Spotify. Escute a edição de número 61 do seu podcast sobre mudanças climáticas.
Ouça o episódio na íntegra:
Leia também
Entrando no Clima #60 – Fundo financiado por fósseis domina segundo dia da Cúpula dos Líderes
Lula propõe transição financiada pelo dinheiro de energia suja. Último dia de encontro que antecede COP30 também teve espaço para discutir proteção dos oceanos →
Entrando no Clima #59 – Cúpula dos Líderes com discurso por fim dos fósseis e Coca-Cola a R$ 25
Direto de Belém, ((o))eco repercute o primeiro dia do encontro que precede a COP30 e conta bastidores do evento →
Entrando no Clima #58 – Entrevista exclusiva com Ana Toni, CEO da COP30
Ana Toni faz um balanço sobre preparação para evento e comenta polêmicas, como crise das hospedagens e exploração de petróleo na Foz do Amazonas →




