Salada Verde

Estrago ambiental do corte no IPI

Medida governista foi ótima para o mercado, mas péssima para o meio ambiente. Cerca de 1,6 milhão de veículos ganharam as ruas no primeiro semestre. Emissões em alta.

Salada Verde ·
2 de julho de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), medida adotada pelo governo em dezembro passado para conter os efeitos da crise econômica, trouxe resultados ótimos para o mercado, mas péssimos para o meio ambiente.

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) confirmou hoje que as vendas no primeiro semestre do ano alcançaram 1,45 milhão de veículos, o que perfaz um aumento de 4% em relação ao mesmo período de 2008. Ao somar as vendas de todos os veículos de passeio e comerciais leves desde que o governo cortou o IPI, a conta chega a 1,6 milhão de automóveis a mais nas ruas – 90% do tipo bicombustível.

Com esses números, já dá para se ter uma idéia do estrago ambiental.

Renato Linck, gerente de Engenharia Automotiva da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), e o engenheiro Olímpio Álvares Júnior, criaram uma metodologia para calcular a poluição veicular. Eles estimaram que em média 186 gramas de Dióxido de Carbono (CO2) são emitidas por quilômetro por veículos de passeio.

Aplicando o porcentual apenas às vendas realizadas no primeiro semestre, chega-se a um crescimento de aproximadamente 6 milhões de toneladas nas emissões anuais nacionais de gases estufa.

A base dos cálculos feitos por O Eco foram os 22 mil quilômetros rodados anualmente pela frota na região metropolitana de São Paulo, aplicados aos modelos de carros mais vendidos no país.

Leia também

Notícias
6 de setembro de 2024

Jornalismo investigativo na Amazônia: cobertura de crimes ambientais em locais de risco

Seminário de Jornalismo Ambiental ((o))eco discutiu métodos de apuração em diferentes biomas, segurança em campo e programas de mentoria

Notícias
6 de setembro de 2024

Fortaleza sedia o primeiro Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental realizado no Nordeste

A 8ª edição do CBJA, híbrido e com inscrições gratuitas, será nos dias 19, 20 e 21 de setembro e contará com importantes jornalistas ambientais do País

Colunas
6 de setembro de 2024

Tendências e soluções para a descarbonização do setor de transporte

Principal usuário de combustíveis fósseis em todo o mundo, a dimensão do setor de transportes de pessoas e cargas exige abordagem multidisciplinar e com tecnologias diversas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.