O portal ((o))eco relançou nesta semana sua campanha de membros, iniciativa que busca ampliar o apoio direto de leitores para sustentar a produção de jornalismo ambiental independente e manter todo o conteúdo aberto ao público.
A reformulação do programa ocorre em um contexto de aumento da complexidade da cobertura socioambiental no país e de desafios estruturais para o financiamento do jornalismo especializado. A proposta é fortalecer um modelo sustentado pela comunidade, sem adoção de paywall, garantindo que reportagens, análises e investigações permaneçam acessíveis.
Fundado há mais de duas décadas, ((o))eco consolidou-se como veículo especializado na cobertura de meio ambiente, clima, biodiversidade e políticas públicas. ((o))eco faz a cobertura sobre notícias ambientais onde a grande mídia não faz. Ao longo desse período, acompanhou e repercutiu mudanças legislativas, conflitos territoriais, desmatamento, retrocessos e avanços na agenda ambiental brasileira.
A decisão de manter o conteúdo integralmente aberto é central para o projeto. “Entendemos que informação ambiental qualificada é um bem público. Em um país marcado por desigualdades e desinformação, restringir o acesso significaria limitar o alcance do debate”, afirma Paulo André Vieira, Diretor Executivo de ((o))eco.
Estrutura do programa
A campanha de membros sustenta duas frentes principais.
A primeira é a produção jornalística contínua, que inclui reportagens de campo, análises técnicas de especialistas, acompanhamento de políticas públicas e monitoramento dos impactos das decisões ambientais ao longo do tempo.
A segunda é a formação de novos comunicadores ambientais, por meio de bolsas de reportagem – como a Bolsa Reportagem Vandré Fonseca – e programas de estágio. “Sempre gostei dos bastidores das notícias e, se tratando de cobertura ambiental, os processos são ainda mais complexos e envolvem questões sensíveis e com muitos personagens que não podem ser ignorados. Estagiar no ((o))eco e acompanhar um time engajado de profissionais tem sido uma experiência que valorizo muito”, relata Juliana Nascimento, estagiária de ((o))eco. O objetivo é ampliar a presença de profissionais especializados na cobertura socioambiental em diferentes regiões do Brasil.
Como funciona o programa?
O programa oferece diferentes modalidades de apoio – Semente, Raiz, Flor e Floresta – permitindo que leitores escolham a forma de contribuição que melhor se encaixa em suas possibilidades. Cada plano prevê níveis distintos de participação e acesso a atividades da comunidade.

Os valores e benefícios de cada plano estão detalhados na página oficial da campanha, onde também é possível conhecer todas as formas de participação.
Ampliação da participação
Entre as mudanças anunciadas está a abertura de espaços de interação com a comunidade de membros. Além de acesso a cursos e conteúdos exclusivos de ((o))eco, o programa passará a ter encontros periódicos com os membros, aproximando leitores e equipe, fomentando debates e discussões sobre temas ambientais importantes da atualidade.
Ao relançar a campanha, ((o))eco tem como objetivo garantir condições para continuar produzindo jornalismo ambiental aprofundado, independente e acessível. Se o jornalismo ambiental importa para você, conheça a campanha e faça parte dessa rede de apoio: https://apoio.oeco.org.br

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
((o))eco lança campanha de financiamento coletivo, saiba como apoiar!
A campanha está disponível no Catarse e tem como objetivo garantir uma maior rede de colaboradores por todo Brasil para fazer mais jornalismo ambiental investigativo →
((o))eco apresenta ‘Baía que Resiste’ na Semana do Meio Ambiente
Exibição da série de três episódios fecha comemoração da semana no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Programação começa neste sábado, dia 04 →
((o))eco e ESCAS-IPÊ disponibilizam manual de boas práticas em comunicação para projetos de conservação
Publicação reúne orientações para texto, áudio, vídeo e redes sociais. Material foi elaborado pela repórter Cristiane Prizibisczki durante mestrado na Escola Superior do Instituto →



