Salada Verde

Kilimanjaro está derretendo

Pesquisa conduzida por norte-americanos avalia que neves antes vistas como eternas podem desaparecer nas próximas duas décadas.

Salada Verde ·
4 de novembro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em breve, neve no africano Kilimanjaro só poderá ser vista em fotos como essa. Um estudo liderado por Lonnie Thompson, na Universidade de Ohio (Estados Unidos), mostra que temperaturas em alta e clima mais seco estão acabando com o gelo no alto da montanha de 5.800 metros, na Tanzânia. As neves antes vistas como eternas podem desaparecer completamente em 20 anos. O trabalho será publicado esta semana no site www.pnas.org e depois na edição impressa da Proceedings of the National Academy of Sciences.

Toda montanha nevada funciona como uma grande caixa d´água. O derretimento do Kilimanjaro certamente trará graves impactos às populações e vida selvagem ao redor de sua base.


Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Podcast
22 de maio de 2026

O papel das pessoas na recuperação de um rio

A transformação do Córrego Tiquatira de esgoto a céu aberto a parque, repleto de gente e atividades revela um componente essencial: o pertenciment

Salada Verde
22 de maio de 2026

STF valida redução de área protegida no Pará para abrir caminho à Ferrogrão

Supremo considera constitucional mudança nos limites do Parque Nacional do Jamanxim, em decisão que favorece projeto ferroviário alvo de críticas socioambientais

Reportagens
22 de maio de 2026

Arborização urbana esbarra na falta de continuidade das prefeituras

Metas e dispositivos legais existem, mas a falta de coordenação, orçamento próprio e problemas de gestão figuram como grandes empecilhos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.