Salada Verde

Kilimanjaro está derretendo

Pesquisa conduzida por norte-americanos avalia que neves antes vistas como eternas podem desaparecer nas próximas duas décadas.

Salada Verde ·
4 de novembro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em breve, neve no africano Kilimanjaro só poderá ser vista em fotos como essa. Um estudo liderado por Lonnie Thompson, na Universidade de Ohio (Estados Unidos), mostra que temperaturas em alta e clima mais seco estão acabando com o gelo no alto da montanha de 5.800 metros, na Tanzânia. As neves antes vistas como eternas podem desaparecer completamente em 20 anos. O trabalho será publicado esta semana no site www.pnas.org e depois na edição impressa da Proceedings of the National Academy of Sciences.

Toda montanha nevada funciona como uma grande caixa d´água. O derretimento do Kilimanjaro certamente trará graves impactos às populações e vida selvagem ao redor de sua base.


Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
30 de outubro de 2026

Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção

Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →

Análises
30 de outubro de 2026

Proteger a biodiversidade exige conectar territórios

Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →

Salada Verde
30 de outubro de 2026

MMA abre inscrições para sete vagas da sociedade civil na Comissão Nacional de Biodiversidade

Organizações ambientalistas podem se inscrever até 8 de novembro para participar da eleição de representantes no colegiado durante o biênio 2027–2028 →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.