Salada Verde

Ventania hispânica

Espanha bate recordes com geração eólica e planeja ampliar uso dessa matriz. Por aqui seguimos no velho modelo.

Salada Verde ·
16 de novembro de 2009 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Torres eólicas na província de Andaluzía. Foto: Aldem Bourscheit
Torres eólicas na província de Andaluzía. Foto: Aldem Bourscheit
A Espanha tem o tamanho da Bahia. Mesmo com território tão “pequeno” se comparado ao do Brasil, descobriu que vento é rica fonte de energia. Recorde batido este mês, com ainda mais vento soprando na Península Ibérica, fez com que 53% da eletricidade consumida pelos espanhóis fosse gerada pela força das ventanias. Em alguns pontos do país, houve até excedente energético. Assim, foram poupados os reservatórios de água de usinas hidrelétricas.

Em reportagem do britânico The Guardian, José Donoso, chefe da Wind Energy Association, lembrou que há cinco anos críticos afirmaram que a Espanha não poderia contar com mais de 14% do seu abastecimento a partir do vento. O governo de lá já planeja ampliar o uso dessa matriz, passando de 14 Gigawatts para 40 Gigawatts, até 2020.

Intocado por preocupações reais com o aquecimento global, o Brasil segue produzindo energia no estilo “Belo Monte” – com destruição de florestas tropicais, expulsão de populações e carga pesada em emissões de gases-estufa.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.