Salada Verde

Valor das águas do Cerrado

Pesquisador da Embrapa põe na ponta do lápis a contribuição do bioma para o regime hídrico brasileiro e mostra que Pantanal depende da savana para existir. Sem o Cerrado, o Brasil passaria sede.

Salada Verde ·
18 de novembro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Córrego no interior da Estação Ecológica Águas Emendadas (DF), uma das fontes de água do Cerrado. Foto: Aldem Bourscheit
Córrego no interior da Estação Ecológica Águas Emendadas (DF), uma das fontes de água do Cerrado. Foto: Aldem Bourscheit

Espalhado por regiões elevadas do Brasil central, o Cerrado é responsável por levar água a oito das doze grandes regiões hidrográficas do país. É o que mostra pesquisa de Jorge Enoch Furquim Werneck Lima, da Embrapa Cerrados, que estimou a contribuição do bioma para manter as águas circulando pelo território.

Conforme o estudo, a bacia do São Francisco deve 94% da vazão ao Cerrado. Mas há casos em que a contribuição do bioma responde por mais de 100% do volume gerado em uma bacia. É o que ocorre na bacia do Paraguai, que engloba o Pantanal, com 136%. Ou seja, os rios do Cerrado levam mais água para o Pantanal do que ele transfere ao rio Paraguai. “São as águas do Cerrado que viabilizam a existência do Pantanal”, afirmou Lima em reportagem da Embrapa Cerrados. Outras bacias, como as do Parnaíba (106%), do Tocantins/Araguaia (70%) e a do Paraná (50%) também recebem águas do Cerrado.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



A geração de energia também não pode dispensar as águas do Cerrado. “Setenta por cento das águas que passam nas turbinas de Tucuruí vêm do bioma, a metade da água que passa em Itaipu também vem desse bioma. No caso da usina hidrelétrica de Sobradinho, que possui um dos maiores reservatórios do mundo, esse valor chega a quase 100%”, ressaltou o pesquisador.

Além da geração de eletricidade, as águas do Cerrado são responsáveis pelo abastecimento de cidades e pela irrigação de terras agrícolas, isso sem falar no que representam para o turismo e lazer, como o caso do rio Araguaia. Ele é um dos principais cursos d’água do bioma, banhando Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará.

Saiba mais:
Ilha de Cerrado
O Cerrado pede socorro

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
12 de junho de 2026

Caçadores são presos em flagrante no Parque Nacional da Tijuca

Os dois caçadores estavam dentro do parque na noite de quarta com cães de caça e uma paca já abatida. Soma das multas é de R$ 40 mil e pena pode chegar a três anos

Análises
12 de junho de 2026

Caminhos do Pampa: uma trilha, múltiplos desafios e possibilidades

No coração do Pampa, no Rio Grande do Sul, a trilha de longo curso surge como ferramenta de conectividade e oportunidade de valorização do bioma e seus atributos ambientais e culturais

Notícias
12 de junho de 2026

Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo A

Grupo de estreia do mundial conta com México, África do Sul, Tchéquia e Coreia do Sul. Assim como no futebol, a disputa entre estes países está em aberto na Copa das Áreas Protegidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.