Salada Verde

Valor das águas do Cerrado

Pesquisador da Embrapa põe na ponta do lápis a contribuição do bioma para o regime hídrico brasileiro e mostra que Pantanal depende da savana para existir. Sem o Cerrado, o Brasil passaria sede.

Salada Verde ·
18 de novembro de 2009 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Córrego no interior da Estação Ecológica Águas Emendadas (DF), uma das fontes de água do Cerrado. Foto: Aldem Bourscheit
Córrego no interior da Estação Ecológica Águas Emendadas (DF), uma das fontes de água do Cerrado. Foto: Aldem Bourscheit

Espalhado por regiões elevadas do Brasil central, o Cerrado é responsável por levar água a oito das doze grandes regiões hidrográficas do país. É o que mostra pesquisa de Jorge Enoch Furquim Werneck Lima, da Embrapa Cerrados, que estimou a contribuição do bioma para manter as águas circulando pelo território.

Conforme o estudo, a bacia do São Francisco deve 94% da vazão ao Cerrado. Mas há casos em que a contribuição do bioma responde por mais de 100% do volume gerado em uma bacia. É o que ocorre na bacia do Paraguai, que engloba o Pantanal, com 136%. Ou seja, os rios do Cerrado levam mais água para o Pantanal do que ele transfere ao rio Paraguai. “São as águas do Cerrado que viabilizam a existência do Pantanal”, afirmou Lima em reportagem da Embrapa Cerrados. Outras bacias, como as do Parnaíba (106%), do Tocantins/Araguaia (70%) e a do Paraná (50%) também recebem águas do Cerrado.

A geração de energia também não pode dispensar as águas do Cerrado. “Setenta por cento das águas que passam nas turbinas de Tucuruí vêm do bioma, a metade da água que passa em Itaipu também vem desse bioma. No caso da usina hidrelétrica de Sobradinho, que possui um dos maiores reservatórios do mundo, esse valor chega a quase 100%”, ressaltou o pesquisador.

Além da geração de eletricidade, as águas do Cerrado são responsáveis pelo abastecimento de cidades e pela irrigação de terras agrícolas, isso sem falar no que representam para o turismo e lazer, como o caso do rio Araguaia. Ele é um dos principais cursos d’água do bioma, banhando Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará.

Saiba mais:
Ilha de Cerrado
O Cerrado pede socorro

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta