Salada Verde

O falar e o fazer climático

Financiamento de banco estatal norte-americano a projeto de combustível fóssil em Papua Nova Guiné bate de frente com compromissos ambientais.

Salada Verde ·
7 de dezembro de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Comunicado distribuído hoje pela ong internacional BankTrack informa que o norte-americano e estatal Export-Inport Bank (Ex-Im Bank) prejudicará os esforços globais contra o aquecimento planetário financiando com 3 bilhões de dólares um projeto para exploração de gás natural da ExxonMobil em Papua Nova Guiné, país que vem perdendo florestas tropicais em ritmo acelerado.

Conforme a entidade, que monitora apoios bancários em todo o globo, o projeto emitirá enormes quantidades de gases de efeito estufa e outros poluentes, instalará dutos em meio a florestas nativas e pode ampliar a violência social nas áreas afetadas. As emissões anuais são estimadas pelo próprio banco em 3,1 milhões de toneladas anuais de CO2, sem contar poluição associada ao transporte do combustível por mais de 650 quilômetros de dutos e uso por consumidores finais, por exemplo.

“O financiamento do Ex-Im Bank contradiz diretamente os compromissos do governo dos Estados Unidos para cortar subsídios aos combustíveis fósseis e reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Como outros governos leverão a sério os compromissos norte-americanos se ele está financiando o incremento de emissões através de projetos com combustível fóssil?” questionou Doug Norlen, diretor de Políticas para o Meio Ambiente do Pacífico, da BankTrack.

Cerca de 80% da população de Papua Nova Guiné, incluindo várias etnias indígenas, depende diretamente da diversidade biológica para sustentar seu modo de vida, cultura e alimentação. O país precisa de desenvolvimento, mas nesses moldes?

Confira aqui um mapa do projeto

Saiba mais:
A hora dos bancos

Espécies descobertas em ilha do Pacífico
Efeitos da mineração no meio ambiente
Chegou o momento das florestas. E daí?
Rápido e rasteiro

Leia também

Notícias
6 de setembro de 2024

Jornalismo investigativo na Amazônia: cobertura de crimes ambientais em locais de risco

Seminário de Jornalismo Ambiental ((o))eco discutiu métodos de apuração em diferentes biomas, segurança em campo e programas de mentoria

Notícias
6 de setembro de 2024

Fortaleza sedia o primeiro Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental realizado no Nordeste

A 8ª edição do CBJA, híbrido e com inscrições gratuitas, será nos dias 19, 20 e 21 de setembro e contará com importantes jornalistas ambientais do País

Colunas
6 de setembro de 2024

Tendências e soluções para a descarbonização do setor de transporte

Principal usuário de combustíveis fósseis em todo o mundo, a dimensão do setor de transportes de pessoas e cargas exige abordagem multidisciplinar e com tecnologias diversas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.