Salada Verde

Geração fora das dunas

Ambientalistas tentam impedir instalação de parque eólico em região de dunas onde há projeto para parque estadual.

Salada Verde ·
8 de dezembro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Projeto para a instalação de um parque gerador de energia eólica em Cidreira, no litoral gaúcho, está sendo contestado por entidades ambientalistas. O Instituto Curicaca pediu a suspensão da licença prévia concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e denunciou o caso ao Ministério Público Federal, porque o projeto mira em parte de um conjunto de dunas (foto abaixo) com três mil hectares apontado pelo governo federal como de extrema importância para a conservação da biodiversidade. O local também atrai turistas durante os veraneios. Há, segundo a ong, uma proposta para a criação de um parque estadual justamente naquela região.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Cidreira
Foto: Divulgação / Prefeitura de Cidreira

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
31 de julho de 2026

A Era do Fogo: o alerta que vem da França

Os incêndios franceses demonstram que capacidade técnica e econômica, embora indispensáveis, não garantem proteção quando os ecossistemas perdem resiliência

Análises
30 de julho de 2026

As árvores não falham. As cidades, sim

Em um clima cada vez mais extremo, o risco não está nas árvores, mas em décadas de planejamento inadequado, manejo deficiente e negligência com a arborização urbana

Salada Verde
30 de julho de 2026

Ex-ministra da Agricultura de Bolsonaro pode ser vice de Flávio

Senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou, em nota, que discutiu a possibilidade de compor a chapa com o filho do ex-presidente, mas que decisão ainda precisa passar pelo partido

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.