Salada Verde

Uma nova abelha em Alagoas

A Estação Ecológica de Murici, em Alagoas, abriga uma das maiores concentrações de espécies ameaçadas Mais uma se junta a este grupo, uma nova abelha.

Salada Verde ·
20 de abril de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A Estação Ecológica de Murici, em Alagoas, abriga uma das maiores concentrações de espécies ameaçadas de extinção em todo o continente. Mais uma se junta a este grupo com a descoberta da abelha Eulaema felipei, cuja descrição foi publicada na revista científica Zootaxa.

André Nemésio, pesquisador da Universidade Estadual de Santa Cruz e descobridor da espécie, ressalta que a espécie deve ser considerada criticamente ameaçada de extinção devido ao estado de conservação desastroso em que se encontra a estação ecológica.

Sua pequena área de floresta é muito fragmentada e foi danificada pela extração seletiva de madeira, enquanto que a fiscalização é, na melhor das hipóteses, ocasional.

Nemésio relata, no trabalho, ter encontrado um grupo cinco caçadores que informaram passar dias na reserva sem nunca terem tido problemas com agentes do Instituto Chico Mendes ou com a polícia. Além disso as florestas da região parecem estar se tornando mais secas, com córregos tendo perdido vazão ou mesmo secado completamente.

Saiba mais sobre a Estação Ecológica de Murici
Tristes Trópicos de Murici

Leia também

Salada Verde
12 de dezembro de 2025

Pesquisadores do Jardim Botânico descobrem nova espécie de bromélia

Espécie é endêmica da Mata Atlântica e foi coletada na Bahia; atividades humanas na região onde foi avistada ameaçam sua sobrevivência

Notícias
11 de dezembro de 2025

STF encerra sustentações e adia decisão sobre ações que contestam o Marco Temporal

Após dois dias de manifestações de partes e terceiros interessados, o julgamento foi suspenso. Data para retorno ainda não foi definida

Salada Verde
11 de dezembro de 2025

Site da Agência ambiental dos EUA minimiza relação entre ação humana e mudanças climáticas

EPA disse que a agência não está mais focada em proteger "agendas políticas de esquerda" e que “não aceita mais ordens do culto climático"

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.