Salada Verde

Flora brasileira, agora, é oficial

Jardim Botânico do Rio de Janeiro divulga lista de espécies da flora brasileira. Resposta a uma demanda internacional, ela explora as características de 41 mil tipos diferentes de plantas.

Salada Verde ·
31 de maio de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

No ano internacional da Biodiversidade, uma das demandas da comunidade científica era o estudo amplo de quais as espécies vegetais do país. Agora, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) superou a lacunas com o lançamento da Lista de Espécies de Flora do Brasil. O objetivo do trabalho é aumentar o conhecimento impulsionar a conservação das plantas nativas . Até onde se sabe, a flora do Brasil é composta por cerca de 41 mil espécies, menos, portanto, do que as 50 mil estimadas anteriormente.

“Em agosto de 2008, tivemos uma reunião para definir quem seriam os organizadores (quando o Jardim Botânico foi convidado pelo Ministério do Meio Ambiente) e os coordenadores dos grandes grupos de análise. No ano seguinte, em maio, abrimos o sistema online com as listas que já existiam. Deste modo, os especialistas convidados de todo o Brasil mudaram o que estava errado e inseriram outros dados, para que chegássemos aos números finais, em fevereiro de 2010. Mas o trabalho continua e será sempre atualizado”, diz Paula Leitman, assistente de coordenação geral do projeto.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



As espécies oficialmente catalogadas se distribuem entre: 3.633 fungos, 2.509 algas, 1.521 briófitas, 1.177 pteridófitas, 23 gimnospermas e 31.257 angiospermas. Com isto, é possível saber qual a localização geográfica de cada uma. O próximo passo, segundo Leitman, é identificar o nível de ameaça de extinção que elas sofrem, com base em associações. A próxima edição da revista Rodriguésia, publicação do JBRJ, será especial e vai abrir espaço para o reconhecimento científico das plantas recém-descobertas e que já estão na lista.

Para acessar a lista de espécies da Flora do Brasil, clique aqui. 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

English
9 de outubro de 2026

How can the Amazon gain new markets beyond China, the U.S. and the EU?

Brazilian cattle ranching needs to improve animal-health and environmental controls to access new markets, experts say →

Salada Verde
9 de outubro de 2026

Populações de vertebrados reduziram 95% na América Latina e no Caribe

Em todo o planeta, Relatório Planeta Vivo mostra declínio médio de 73% nas populações de vertebrados monitorados entre 1970 e 2022 →

Salada Verde
9 de outubro de 2026

Conservação da Serra dos Pireneus, Goiás, é fortalecida com mosaico inédito de RPPNs

Formado por vinte Reservas Particulares do Patrimônio Natural, o mosaico tem como missão fortalecer a conservação da Serra dos Pireneus →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.