No ano internacional da Biodiversidade, uma das demandas da comunidade científica era o estudo amplo de quais as espécies vegetais do país. Agora, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) superou a lacunas com o lançamento da Lista de Espécies de Flora do Brasil. O objetivo do trabalho é aumentar o conhecimento impulsionar a conservação das plantas nativas . Até onde se sabe, a flora do Brasil é composta por cerca de 41 mil espécies, menos, portanto, do que as 50 mil estimadas anteriormente.
“Em agosto de 2008, tivemos uma reunião para definir quem seriam os organizadores (quando o Jardim Botânico foi convidado pelo Ministério do Meio Ambiente) e os coordenadores dos grandes grupos de análise. No ano seguinte, em maio, abrimos o sistema online com as listas que já existiam. Deste modo, os especialistas convidados de todo o Brasil mudaram o que estava errado e inseriram outros dados, para que chegássemos aos números finais, em fevereiro de 2010. Mas o trabalho continua e será sempre atualizado”, diz Paula Leitman, assistente de coordenação geral do projeto.
As espécies oficialmente catalogadas se distribuem entre: 3.633 fungos, 2.509 algas, 1.521 briófitas, 1.177 pteridófitas, 23 gimnospermas e 31.257 angiospermas. Com isto, é possível saber qual a localização geográfica de cada uma. O próximo passo, segundo Leitman, é identificar o nível de ameaça de extinção que elas sofrem, com base em associações. A próxima edição da revista Rodriguésia, publicação do JBRJ, será especial e vai abrir espaço para o reconhecimento científico das plantas recém-descobertas e que já estão na lista.
Para acessar a lista de espécies da Flora do Brasil, clique aqui.
Leia também
The other side of the United Arab Emirates and its efforts to conserve biodiversity
The country, which led efforts to save the Arabian oryx from extinction, is also investing in marine protected areas for dugongs, as explained by the Minister of Environment at the IUCN Congress →
Satélites e inteligência geoespacial reforçam proteção da Mata Atlântica
Operação de MPs e órgãos ambientais já aplicou R$ 116 mi em multas por desmates e outros delitos em estados do bioma →
Zona Verde da COP30 será aberta ao público e promete ampliar o diálogo climático em Belém
Espaço aberto durante a COP30, a Zona Verde será palco de debates, exposições e atividades culturais que aproximam a sociedade da agenda climática global →




