Salada Verde

Superstição ameaça urubu africano

A Copa do Mundo representa risco para a maior ave de rapina da África do Sul. Adeptos de magia acreditam que podem prever resultados do jogo fumando cérebro do bicho.

Salada Verde ·
9 de junho de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
-fveronesi1-flickr
-fveronesi1-flickr

A África do Sul é um dos países com maior biodiversidade de aves no continente africano, embora muitas estejam ameaçadas de extinção. O país enfrenta severas ameaças ambientais como mineração, pobreza, crescimento urbano e mudanças ambientais que aceleram a degradação de sua rica fauna. Com a chegada da Copa do mundo as ameaças aumentam por meios ainda mais complexos. Acredita-se que o urubu do cabo (Gyps coprotheres)- uma das maiores aves de rapina da África- sofre ameaça de extinção devido à sua procura por seguidores de magia Muti da África do Sul.

A superstição supõe que fumar o cérebro seco do urubu trará poderes aos adeptos, possibilitando-os prever resultados de jogos da Copa do Mundo. Conservacionistas acreditam que feitiçaria e superstição aliadas ao desejo de aposta e de grandes ganhos de muitos podem ameaçar ainda mais essa espécie que já é classificada entre as de maior risco no mundo.

Essa e outras espécies de grande aves já sofrem diversas ameças globalmente, como diminuição de seus recursos alimentares, envenenamento, eletrocução e caça. Portanto, a procura por suas cabeças só agrega perigo a essas aves. A morte do urubu do cabo pelo chamado “uso tradicional” pode resultar na extinção dessa ave em pouco tempo.

Grandes instituições conservacionistas, como a RSPB e a BirdLife, estão extremamente preocupadas com a situação das espécies de urubus da África do Sul e do mundo, pois de acordo com Dr. Chris Magin da BirdLife da Africa do Sul: “uma em cada seis espécies das maiores aves de rapina do mundo estão ameaçadas e nas ultimas duas décadas urubus vem desaparecendo da África ocidental, sul da Ásia e outras partes do mundo. Os urubus que possuem importante papel ecológico estão entre os grupos de maior risco na África de acordo com a lista vermelha da IUCN e agora com a chegada do evento global da Copa do Mundo à África do Sul isso tende a se intensificar.(Laura Alves )

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.