Salada Verde

Superstição ameaça urubu africano

A Copa do Mundo representa risco para a maior ave de rapina da África do Sul. Adeptos de magia acreditam que podem prever resultados do jogo fumando cérebro do bicho.

Salada Verde ·
9 de junho de 2010 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
-fveronesi1-flickr
-fveronesi1-flickr

A África do Sul é um dos países com maior biodiversidade de aves no continente africano, embora muitas estejam ameaçadas de extinção. O país enfrenta severas ameaças ambientais como mineração, pobreza, crescimento urbano e mudanças ambientais que aceleram a degradação de sua rica fauna. Com a chegada da Copa do mundo as ameaças aumentam por meios ainda mais complexos. Acredita-se que o urubu do cabo (Gyps coprotheres)- uma das maiores aves de rapina da África- sofre ameaça de extinção devido à sua procura por seguidores de magia Muti da África do Sul.

A superstição supõe que fumar o cérebro seco do urubu trará poderes aos adeptos, possibilitando-os prever resultados de jogos da Copa do Mundo. Conservacionistas acreditam que feitiçaria e superstição aliadas ao desejo de aposta e de grandes ganhos de muitos podem ameaçar ainda mais essa espécie que já é classificada entre as de maior risco no mundo.

Essa e outras espécies de grande aves já sofrem diversas ameças globalmente, como diminuição de seus recursos alimentares, envenenamento, eletrocução e caça. Portanto, a procura por suas cabeças só agrega perigo a essas aves. A morte do urubu do cabo pelo chamado “uso tradicional” pode resultar na extinção dessa ave em pouco tempo.

Grandes instituições conservacionistas, como a RSPB e a BirdLife, estão extremamente preocupadas com a situação das espécies de urubus da África do Sul e do mundo, pois de acordo com Dr. Chris Magin da BirdLife da Africa do Sul: “uma em cada seis espécies das maiores aves de rapina do mundo estão ameaçadas e nas ultimas duas décadas urubus vem desaparecendo da África ocidental, sul da Ásia e outras partes do mundo. Os urubus que possuem importante papel ecológico estão entre os grupos de maior risco na África de acordo com a lista vermelha da IUCN e agora com a chegada do evento global da Copa do Mundo à África do Sul isso tende a se intensificar.(Laura Alves )

Leia também

Notícias
1 de dezembro de 2021

Amazônia acumula 73 mil focos de incêndio em 2021, segundo dados do INPE

Há menos de uma semana, Bolsonaro voltou a afirmar que “floresta úmida não pega fogo”. Número de queimadas no Pampa segue em alta

Notícias
1 de dezembro de 2021

Audiência Pública discute projeto de lei que quer municipalizar áreas de preservação em Angra dos Reis

Projeto que altera gestão da APA Tamoios é da deputada Célia Jordão, esposa do prefeito de Angra. Cerca de 40 organizações se manifestaram contrárias ao PL

Reportagens
30 de novembro de 2021

Há 8 anos na Câmara, projeto que cria uma lei para o mar ainda não tem votação à vista

Série de reportagens investiga motivos da longa tramitação do projeto de lei que institui a Política Nacional para Conservação e o Uso Sustentável do Bioma Marinho Brasileiro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta