De acordo com a nova norma fica proíbida a caça dessa e de outras espécies consideradas pragas para a agricultura, flora nativa ou para a integridade humana. Antes é preciso equilibrar a situação e a elaboração de acordos em todos os estados brasileiros afetados pela ação das populações de javalis.
“A proposição é que se busquem soluções de controle permanente, regularizando-se os criadouros com processos anteriores, evitando-se as criações clandestinas e estabelecendo-se os mecanismos que miniminizem ou eliminem as possibilidades de disseminação da nocividade desta espécie, considerada praga no território nacional”, explica Vitor Hugo Cantarelli, coordenador de Gestão do Uso de Espécies de Fauna (Coefa/DBFlo). (Laura Alves)
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Podcast A Natureza da Conversa vai debater caminhos para a transição ecológica
Parceria entre o Mundo Que Queremos e ((o))eco reúne pesquisadores, empreendedores e lideranças para discutir os desafios ambientais do Brasil e do mundo →
Mobilidade é vida: um caminho para as pessoas, não aos carros
No Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, é preciso lembrar de defender e de fortalecer o transporte público de qualidade →
Depois de 100 anos, ciência identifica nova espécie de felino na Bolívia
Animal batizado de “tilcayo” se assemelha a um gato-do-mato, mas prossegue rodeado de mistérios. É o primeiro felino descoberto desde o gato-do-pampa, em 1923 →


So no brasil mesmo…o animal é exotico e esta causando danos economicos e ambientais serios,nao tem que regulamentar ou manejar,tem que exterminar o bicho antes que a praga avance ainda mais país a dentro pondo em risco inclusive vidas humanas.